Nossos Cursos


O aprimoramento dos profissionais das áreas de serviços humanos integra o Instituto Noos e, juntamente com as demais áreas (pesquisa, atendimento e editora), exlora a difusão de práticas sociais sistêmicas voltadas para a resolução de conflitos e construção de relações colaborativas nas famílias e nas comunidades.

Grupo de Estudos

Práticas dialógicas nas abordagens familiares em saúde mental - 40 horas aula


8 encontros


Conhecer e conversar sobre as práticas terapêuticas que buscam a colaboração e a co-responsabilidade de todos os envolvidos nas abordagens com famílias que convivem com transtornos mentais graves.
Refletir sobre a categoria/discurso da “doença/transtorno mental” na contemporaneidade e seus desdobramentos nas famílias, nas políticas e práticas de saúde mental e nas abordagens terapêuticas.

Coordenação: Cecília Cruz Villares, Elvis Henrique Santos Andrade e Flávia Pires de Camargo

Tenho Interesse | →

Grupo de Estudos

Processos reflexivos - 30 horas aula


Tema: A reflexão como organizadora de conversas transformadoras em terapia e outras práticas de trabalhos sociais.

O atendimento familiar ou facilitação de processos grupais sob a perspectiva da reflexão como conceito organizador do diálogo. O abandono do lugar de especialista no conteúdo por parte do terapeuta e sua nova definição como especialista na co-construção do diálogo; a mudança do lugar da linguagem – da representação à construção da realidade e as implicações éticas e epistemológicas da mudança da compreensão do lugar das relações na constituição do sujeito são decorrentes dessa inovadora abordagem desenvolvida por Tom Andersen e sua equipe na Noruega nos anos 80.

Coordenação: Helena Maffei Cruz


Tenho interesse | →
Grupo de Estudos

Terapia de família com crianças - 30 horas aula



Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que 40% dos terapeutas familiares nunca incluem crianças em suas terapias e 31% convidam-nas sem realmente inclui-las na terapia.

O objetivo deste grupo é possibilitar ao terapeuta estar mais a vontade e ter mais confiança no trabalho com crianças, aprendendo a suportar desconforto, insegurança e caos na sessão e ser útil para a família com crianças pequenas. Conhecendo mais sobre infância e crianças, apego e constituição narrativa do self você vai se apaixonar.

Coordenação: Helena Maffei Cruz e Vera Colonelli


Tenho interesse | →
Colabore