Aprimoramento


Cursos de curta duração, workshops, grupos de estudo, oferecidos a terapeutas de família formados ou em formação bem como outros profissionais que trabalhem com famílias e grupos. Exemplos de cursos já realizados: terapia de família com crianças; processos reflexivos; práticas dialógicas em abordagens familiares na saúde mental.




Grupo de Estudos

Aprendendo crianças com o cinema e a literatura - 40 horas aula


Encontros quinzenais


A literatura e o cinema são mestres preciosos que nos propõem situações inusitadas para refletirmos sobre os significados construídos por seus personagens. A expressão “aprender crianças” visa desnaturalizar as ideias contidas na expressão tradicional “ensinar crianças” significando que sem aprender quem é cada criança não podemos ensiná-las.
O curso propõe a exploração de como uma criança constrói seu mundo, exprime suas necessidades e significa as respostas que recebe, em situações as mais diversas através da reflexão sobre filmes e livros e articulação teórica das diferentes construções de significado de crianças protagonistas de narrativas literárias e cinematográficas.
Os encontros alternarão conversas a partir de um filme (compacto exibido no encontro) e a partir de um livro.

Filmes: A culpa é de Fidel, O que eu mais desejo, A casa do meu amigo, Minha vida de menina
Livros: Infância, O menino do pijama listrado, Festa no covil, Nu de Botas e Minha vida de menina
Coordenação: Eliana Maria Moreira e Helena Maffei Cruz

Tenho Interesse | →

Grupo de Estudos

Metodologia de grupos reflexivos de gênero - 24 horas aula


O Instituto Noos-SP, instituição com longa tradição em trabalhos com gênero, família e prevenção à violência, oferece a quarta edição do curso de Metodologia de Grupos Reflexivos de Gênero.
O objetivo é oferecer um curso teórico-vivencial para a formação de pessoas interessadas em capacitar-se metodologicamente em ações grupais no campo de estudos de gênero, bem como sua articulação com a problemática da violência doméstica e intrafamiliar, que poderão atuar como Facilitadores em Grupos Reflexivos de Gênero conforme proposto pelo Instituto Noos em sua Metodologia de Grupos Reflexivos de Gênero (Beiras & Bronz, 2016).

Coordenação: Adriano Beiras e Alan Bronz

Tenho Interesse | →

Grupo de Estudos

Práticas dialógicas nas abordagens familiares em saúde mental - 40 horas aula


8 encontros


Conhecer e conversar sobre as práticas terapêuticas que buscam a colaboração e a co-responsabilidade de todos os envolvidos nas abordagens com famílias que convivem com transtornos mentais graves.
Refletir sobre a categoria/discurso da “doença/transtorno mental” na contemporaneidade e seus desdobramentos nas famílias, nas políticas e práticas de saúde mental e nas abordagens terapêuticas.

Coordenação: Cecília Cruz Villares, Elvis Henrique Santos Andrade e Flávia Pires de Camargo

Tenho Interesse | →

Grupo de Estudos

Processos reflexivos - 30 horas aula


Tema: A reflexão como organizadora de conversas transformadoras em terapia e outras práticas de trabalhos sociais.

O atendimento familiar ou facilitação de processos grupais sob a perspectiva da reflexão como conceito organizador do diálogo. O abandono do lugar de especialista no conteúdo por parte do terapeuta e sua nova definição como especialista na co-construção do diálogo; a mudança do lugar da linguagem – da representação à construção da realidade e as implicações éticas e epistemológicas da mudança da compreensão do lugar das relações na constituição do sujeito são decorrentes dessa inovadora abordagem desenvolvida por Tom Andersen e sua equipe na Noruega nos anos 80.

Coordenação: Helena Maffei Cruz


Tenho interesse | →
Grupo de Estudos

Terapia de família com crianças - 30 horas aula



Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que 40% dos terapeutas familiares nunca incluem crianças em suas terapias e 31% convidam-nas sem realmente inclui-las na terapia.

O objetivo deste grupo é possibilitar ao terapeuta estar mais a vontade e ter mais confiança no trabalho com crianças, aprendendo a suportar desconforto, insegurança e caos na sessão e ser útil para a família com crianças pequenas. Conhecendo mais sobre infância e crianças, apego e constituição narrativa do self você vai se apaixonar.

Coordenação: Helena Maffei Cruz e Vera Colonelli


Tenho interesse | →
Colabore