Nossos Cursos


A Escola integra o Instituto Noos e, juntamente com as demais áreas (pesquisa, atendimento e editora), está voltada para a difusão de práticas sociais sistêmicas voltadas para a resolução de conflitos relacionais que ocorrem nas famílias e nas comunidades.

Grupo de Estudos

Práticas dialógicas nas abordagens familiares em saúde mental


Encontros mensais às sextas-feiras das 8h30 às 12h00 (24/08; 28/09; 26/10 e 30/11).


Conhecer e conversar sobre as práticas terapêuticas que buscam a colaboração e a co-responsabilidade de todos os envolvidos nas abordagens com famílias que convivem com transtornos mentais graves.

Refletir sobre a categoria/discurso da “doença/transtorno mental” na contemporaneidade e seus desdobramentos nas famílias, nas políticas e práticas de saúde mental e nas abordagens terapêuticas.


Tenho Interesse | →
Grupo de Estudos
Processos reflexivos
(Evento encerrado)

Caso tenha interesse em nova turma escreva para nós.


1º encontro – Construção de uma comunidade de aprendizado. Tom Andersen por Tom Andersen – entrevista de Tom Andersen a Per Jensen.
2º encontro - Processos Reflexivos (ed.2002).
3º encontro – A Linguagem não é inocente: Revista NPS nº 3 ou nº23, à venda no Instituto Noos, SP e Processos Reflexivos (ed.2002) – iniciando em Compreensão ampliada ou alternativa?
4º encontro – Processos reflexivos na primeira entrevista e na supervisão.
5º encontro – A voz do cliente na formatação dos processos reflexivos. Avaliação do processo pelos participantes. Em todos os encontros haverá discussão sobre os textos e exercícios práticos.


Tenho interesse | →
Grupo de Estudos
Terapia de família com crianças
(Evento encerrado)

Caso tenha interesse em novas turmas escreva para nós.


Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que 40% dos terapeutas familiares nunca incluem crianças em suas terapias e 31% convidam-nas sem realmente inclui-las na terapia.

O objetivo deste grupo é possibilitar ao terapeuta estar mais a vontade e ter mais confiança no trabalho com crianças, aprendendo a suportar desconforto, insegurança e caos na sessão e ser útil para a família c/ crianças pequenas. Conhecendo mais sobre infância e crianças, você vai se apaixonar.


Tenho interesse | →
Colabore