Cursos

A Escola integra o Instituto Noos e, juntamente com as demais áreas (pesquisa, atendimento e editora), está voltada para a difusão de práticas sociais sistêmicas voltadas para a resolução de conflitos relacionais que ocorrem nas famílias e nas comunidades.

A perspectiva sistêmica e o construcionismo social norteiam as atividades desenvolvidas pela Escola uma vez que se parte do princípio de que as pessoas e as instituições estão, direta ou indiretamente, ligadas em amplas e diversificadas redes sociais, tornado-se necessário compreendê-las e articulá-las.

Isso significa que quaisquer intervenções devem levar em conta o contexto onde se inserem e toda a complexidade de suas interações. Os cursos promovidos trazem em comum o foco sobre as relações sociais (e não apenas os indivíduos) e atribuem centralidade à linguagem nos processos comunicação e de resolução de conflitos. Partem, ainda, do reconhecimento de que a produção de significados é uma prática social passível de (re)construção, motivo pelo qual diferentes metodologias podem ser utilizadas (Terapias de Família e Casal, Terapia Comunitária, Grupos Reflexivos de Gênero, Justiça Restaurativa, Diálogos Colaborativos etc).

A Escola reúne profissionais de diferentes áreas que implementam cursos de longa duração (Cursos de Formação em Terapia da Família e em Terapia Comunitária) e cursos de curta duração (Cursos Livres). Como parte de suas atividades, os alunos são orientados a participar de práticas sociais sistêmicas (atendimento para pessoas, famílias e grupos) que resultem em processos relacionais colaborativos.

Violência intrafamiliar e de gênero: uma abordagem sistêmica relacional

Violência_curso_menor_aindaO curso vai abordar o fenômeno da violência intrafamiliar e de gênero, a partir das contribuições de uma perspectiva sistêmica/relacional. Contextualiza o fenômeno histórica e culturalmente e aponta para sua complexidade ao trazer fatores de vulnerabilidade e de proteção nos níveis individual, relacional, comunitário e social. Pretende também discutir algumas práticas sociais de prevenção e de atenção aos envolvidos em situações de violência no âmbito da família bem como os principais desafios dos profissionais que trabalham com violência.

 

Conteúdo Programático:

  • Violência: conceituação e classificação
  • Abordagem Sistêmica da Violência
  • Questões Culturais
  • Violência Intrafamiliar
  • Sexo, gênero e orientação sexual
  • Trabalhando em rede e com redes- Políticas
  • Recursos utilizados nos atendimentos e grupos reflexivos
  • Desafios no trabalho com violência

Metodologia:

Exposição teórica conceitual, dinâmicas de grupo e reflexões conjuntas.

Coordenação:

Rosane Berlinski

Palestrantes:

Adriane Sabroza, Alan Bronz, Carlos Eduardo Zuma, Cecy Dunshee de Abranches, Heloisa Costa, Rosana Rapizo, Rosane Berlinski, Sandra Santos, Sueli Deslandes.

Carga horária:

27 horas/aula

Caso tenha interesse neste curso, por favor, escreva para: cursos@noos.org.br.

Paradigmas da pós-modernidade – módulo da Formação em Terapia de Família

Paradigmas_3_finalO curso “Paradigmas da pós-modernidade” visa introduzir o debate sobre os impactos da passagem à pós-modernidade no contexto da globalização, em diferentes campos do conhecimento e na própria forma de fazer ciência e produzir conhecimento.

Está voltado aos psicólogos graduados e do último ano, advogados, médicos de família, agentes comunitários de saúde, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicopedagogos, educadores, assistentes sociais e demais profissionais que trabalham com famílias e comunidades, visando ampliar os conhecimentos e as práticas desses profissionais em suas próprias áreas de atuação, regulamentadas por seus respectivos conselhos profissionais.

Programa

    • A passagem da modernidade à pós-modernidade
      Palestrante convidado: Professor Gerardo Silva – Universidade Federal do ABC
    • Globalização e pós-modernidade: a dimensão colaborativa do trabalho
      Professora: Leonora Corsini (Noos)
    • Movimentos da Cibernética
      Professor: Alan Bronz (Noos)
    • Informação, comunicação e conhecimento – contribuições de Gregory Bateson
      Professor: Alan Bronz (Noos)
    • Biologia do conhecimento – contribuições de Maturana e Varela
      Palestrante convidada – Catalina Baeza
    • Novos paradigmas na informação e na comunicação
      Professora: Leonora Corsini (Noos)
    • O giro linguístico
      Professor: Alan Bronz (Noos)
    • Práticas colaborativas no Direito
      Palestrante convidada: Olivia Fürst
    • Nova Economia/Economia para Transição
      Palestrante convidado: Felipe Cunha
    • Práticas colaborativas para o desenvolvimento de projetos: uma experiência no Design
      Palestrante convidada: Luciana Montenegro
    • Práticas colaborativas e o trabalho com grupos
      Professora: Sandra Santos (Noos)
    • Terapia colaborativa: uma abordagem pós-moderna
      Professora: Heloísa Costa (Noos)

Importante

Este curso compõe a formação em terapia de família.

Duração do curso
5 meses (60 horas)

 

Caso tenha interesse, por favor, escreva para: cursos@noos.org.br.

 

 

Terapia de família: percurso histórico, conceitos e recursos

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Até pouco tempo atrás era inconcebível se imaginar a possibilidade de uma terapia familiar. O foco era, na melhor das hipóteses, o atendimento terapêutico ao indivíduo. Foram necessárias significativas transformações – históricas, contextuais, cientificas, epistemológicas etc. – para que a família pudesse ser estudada e que se desenvolvessem recursos terapêuticos que pudessem dar conta desse grupo tão específico. De lá para cá, um longo caminho foi percorrido. Numerosos estudiosos, de diferentes partes do mundo, com variadas formações, se debruçaram sobre essa tarefa e geraram muitos recursos, abriram muitas e novas possibilidades de se pensar sobre o que é uma família, suas necessidades e possibilidades de mudança.

A proposta do curso é passear por todo percurso histórico da terapia de família – do seu surgimento ao momento atual – focalizar seus diferentes autores e principais contribuições, assim como refletir de que maneira esses recursos podem nos ajudar a compreender e a  trabalhar com as famílias atuais, considerando sua complexidade e as significativas e rápidas transformações pelas quais tem passado.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais interessados em conhecer a história da terapia de família, suas diferentes contribuições e recursos para o atendimento a famílias.

Está voltado aos psicólogos graduados e do último ano e aos demais profissionais que trabalham com família, visando ampliar os conhecimentos e as práticas desses profissionais em suas próprias áreas de atuação, regulamentadas pelos seus respectivos conselhos profissionais.

CARGA HORÁRIA

Total de 80 horas distribuídas em 20 semanas, às sextas feiras das 8h às 12h.

METODOLOGIA

Leitura e discussão de textos, exercícios práticos, simulações, estudos de casos, filmes e demais recursos que possibilitem sedimentar o aprendizado de forma dinâmica e reflexiva.

IMPORTANTE

Este módulo compõe a Formação em Terapia de Família.

PRINCIPAIS TEMAS

  • Uma visão antropológica da família
  • Panorama e contexto histórico da terapia de família
  • Principais autores, conceitos e contribuições: Primeira Cibernética, Segunda Cibernética e Cibernética de Segunda Ordem
  • Terapia de família: da instrução à construção
  • A entrada do construcionismo social na terapia de família
  • Recursos para a prática clínica: terapia colaborativa, processos reflexivos e terapia narrativa
  • O conceito de família hoje e sua complexidade

Caso tenha interesse neste curso, por favor, escreva para: cursos@noos.org.br.

 

Sexualidades e relações de gênero: perspectivas/abordagens contemporâneas – em curso

A partir de uma perspectiva multi-inter-trans disciplinar, esse curso pretende oferecer um panorama de questões contemporâneas sobre sexualidades e relações de gênero e suas implicações para a prática clínica/profissional, bem como para pesquisadores/as interessados/as nesse campo de estudos. Destina-se a psicólogos/as, assistentes sociais, profissionais de saúde e da educação, advogados/as e alunos/as de últimos períodos desses cursos.

Diferentes olhares da psicologia articulam-se aos saberes em ciências humanas e da saúde no intuito de promover um espaço de diálogo fecundo acerca do que o gênero como categoria de análise e regime de luzes visibiliza no cenário atual. A história dos corpos/sujeitos e a colocação em xeque de modos binários de existência é um convite à problematização: quais ferramentas teóricas e metodológicas estamos construindo para lidar com as questões que nos movimentam/inquietam cotidianamente? Quais são as possibilidades coletivas de construção de caminhos convergentes, por uma ética da liberdade e da criação?

Fazer perguntas às normas sociais e as relações que ela estabelece no campo da inteligibilidade, lidar com o binômio natureza versus cultura e acompanhar as próprias reverberações das questões ligadas à gênero e sexualidades na atualidade são alguns dos fios condutores do curso, estruturado em onze módulos que serão trabalhados com leitura/discussão de textos acadêmicos que possam contemplar a diversidade profissional e de estudos de seus/suas participantes.

Programa:
. Gênero
. Sexualidade
. Subjetividade
. Corpo
. Feminilidades e Masculinidades
. Marcadores sociais da diferença
. Heterossexualidade
. Homossexualidade
. Transexualidade
. Conjugalidades, famílias, homoparentalidades
. Movimentos Sociais

Abordagem utilizada: discussão de textos acadêmicos e utilização de recursos audiovisuais, como filmes, reportagens e estudo de casos.

Professores:
Marcos Nascimento
Psicólogo, Doutor em Saúde Coletiva, Pesquisador e Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher e da Criança do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz.

Rita Flores Müller
Pós-doutora em Teoria Psicanalítica. Pesquisadora do grupo Epos: juventudes, subjetivações e violências (UERJ) e do grupo Traumas & Catástrofes (UFRJ). Professora do curso de Psicologia da Unisuam.

Observação:

O curso faz parte da Formação em Terapia de Família.

Caso tenha interesse neste curso, por favor, escreva para: cursos@noos.org.br.

Famílias em situação de litígio

Famílias que vivem situações de litígio, judicial ou não, podem se beneficiar com a ajuda de profissionais especializados que as apoiem, de modo a conduzir esse processo da forma mais colaborativa e menos danosa possível, especialmente quando estão envolvidos crianças e adolescentes.

Contando com a participação e a intervenção desses profissionais, as famílias podem encontrar alternativas para a construção de acordos.

Baseado no trabalho que vem sendo desenvolvido há 19 anos sobre o tema, o curso:
• apresenta recursos que possibilitarão conhecer a dinâmica de funcionamento de famílias em situação de litígio;
• fornece ferramentas que podem ser utilizadas para ampliar e aprimorar os processos de diálogo.

 

Público-alvo
Alunos e profissionais formados em terapia de família, psicólogos, advogados, assistentes sociais e profissionais de nível superior que tenham interesse ou trabalhem com essa temática.

 

Coordenadora

• Regina Peregrino

 

Colaboradores

• Claudia Chagas Pinaud (Terapeuta de família, psicóloga e mediadora)

• João Daniel Apolinário (Terapeuta de família e psicanalista)

• Lucy Abelin (Terapeuta de família e musicoterapeuta)

• Maria de Jesus Lopes (Terapeuta de família, psicóloga e arteterapeuta)

 

Caso tenha interesse neste curso, por favor, escreva para: cursos@noos.org.br.

Práticas de atendimento: recursos sistêmicos – curso

O curso “Práticas de atendimento: recu1053167_626910060662203_2040424029_orsos sistêmicos” está voltado aos psicólogos graduados e do último ano, advogados, médicos de família, agentes comunitários de saúde, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicopedagogos, educadores, assistentes sociais e demais profissionais que trabalham com famílias e comunidades, visando ampliar os conhecimentos e as práticas desses profissionais em suas próprias áreas de atuação, regulamentadas por seus respectivos conselhos profissionais.

Esse curso tem como objetivo apresentar ferramentas e práticas de atendimento para diferentes profissionais que desejam adquirir uma compreensão contextual e sistêmica para os seus trabalhos, contribuindo para atuações integrativas, dialógicas e colaborativas.

Além disso, é um módulo necessário para aqueles que desejam fazer, no Instituto Noos, a formação em terapia de família, modalidade de atendimento com foco nos relacionamentos interpessoais.

TÓPICOS DO CURSO

. Introdução à visão sistêmica;

. Atendimento sistêmico em diferentes contextos;

. Diferentes práticas sistêmicas;

. Mapa de rede;

. Ciclo vital;

. Genograma;

. Formulação de perguntas;

. Processos Reflexivos

. Recursos verbais e não verbais;

. Atendimento em dupla;

. Facilitação sistêmica

DURAÇÃO DO CURSO
4 meses (60 horas)

AUTORES DE REFERÊNCIA

Gregory Bateson, Fritjof Capra, Humberto Maturana, Francisco Varela, Carlos Sluzki, Saúl Fuks, Gonzalo Bacigalupe, Gianfranco Cecchin, Dora Fried Schnitman, Tom Andersen, Marcelo Pakman, Michael White, David Epston, Monica McGoldrick, Harry Goolishian, Harlene Anderson, Rosana Rapizo, Marilene Grandesso, Maria José Esteves de Vasconcellos e outros.

Caso tenha interesse neste curso, por favor, escreva para: cursos@noos.org.br.

 

Curso de formação em terapia de família

A Terapia de Família é uma modalidade de atendimento com foco nos relacionamentos interpessoais. Pode, portanto, ser utilizada por profissionais graduados em Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Saúde, no exercício de sua prática profissional.

O curso de Formação em Terapia de Família do Instituto Noos está voltado aos psicólogos graduados e do último ano, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicopedagogos, educadores, assistentes sociais e demais profissionais que trabalham com famílias, visando ampliar os conhecimentos e as práticas desses profissionais em suas próprias áreas de atuação, regulamentadas por seus respectivos conselhos profissionais.

Atualmente é realizado por módulos, o interessado deverá se inscrever nos cursos disponibilizados que compõem a Formação.

DURAÇÃO DO CURSO

500 horas (o curso é realizado por módulos, mas é preciso fazer pelo menos 500 horas de curso para obter certificado).

AUTORES DE REFERÊNCIA

Gregory Bateson, Heinz von Foerster, Fritjof Capra, Humberto Maturana, Francisco Varela, Carlos Sluzki, Edgar Morin, Donald Schön , Gianfranco Cecchin, Tom Andersen, Marcelo Pakman, Michael White, David Epston, Kenneth Gergen, John Shotter, Harry Goolishian, Harlene Anderson, Sheila McNamee, Bradford Keeney, Rosana Rapizo, Emerson Rasera, Carla Guanaes, Marilene Grandesso, Mary-Jane Spink, Paulo Freire e outros.

EQUIPE DOCENTE

Coordenação: Leonora Corsini – Psicóloga; terapeuta de casal e família; mestre em Psicologia Social pela UFRJ; doutora em Serviço Social pela ESS/UFRJ com pós-doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT.

Alan Bronz – Psicólogo; terapeuta de família e casal; mestre em psicologia clínica pela PUC-RJ; ex-coordenador da área de práticas do Instituto Noos.

Carla Tolentino – Psicóloga; terapeuta de casal e família; especialista na avaliação de casos de violência doméstica envolvendo crianças e adolescentes; terapeuta comunitária

Carlos Eduardo Zuma – Psicólogo terapeuta de família, sócio fundador da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro, cofundador e membro do conselho gestor do Instituto Noos.

Carmen Pontual – Psicóloga; terapeuta de família e casal.

Eloisa Rosas – Psicóloga; terapeuta de família; mestre em comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ; facilitadora de processos coletivos.

Gizele Bakman – Psicóloga; terapeuta de crianças, casal e família; mediadora; facilitadora de processos coletivos; terapeuta comunitária; mestre em psicologia social da UERJ.

Heloisa Costa – Psicóloga; terapeuta de casal e família; gestalt-terapeuta.

Jorge Bergallo – Psicólogo; terapeuta de casal e família; membro fundador do Instituto Noos.

Rosana Rapizo – Psicóloga; terapeuta de família; mestre em psicologia clínica PUC/RJ; doutora em Psicologia Social UERJ; autora do livro Terapia sistêmica de Família: da instrução à construção; facilitadora de processos coletivos, terapeuta comunitária.

Virginia Barbosa – Psicóloga (USU); Grupoterapeuta (Spag-Rj); Terapeuta Sistêmica de Família (Te Ser-Rj); Especialista para Atendimento a Usuários de Álcool e outras Drogas (Ipub/Ufrj); Facilitadora Sistêmica de Processos Coletivos (Multiversa/Fundação Moîru).

Caso tenha interesse neste curso, por favor, escreva para: cursos@noos.org.br.

A teoria e a prática do trabalho com grupos

No lugar de respostas, perguntas. Em vez de transmissão de conhecimentos, coprodução. Mais do que mapas, territórios. Nem tanto técnicas, muito mais recursos. Em vez de um curso, ateliês.

Aprender uma prática implica mergulhar em uma forma de estar em relação. O círculo de ação-reflexão-ação, como afirma Donald Schon, constitui o praticante reflexivo.

 Nossa proposta é aprender a trabalhar em grupos a partir do contato com várias formas de estar e trabalhar em diversos contextos onde o grupo é importante.

 Aprender em ateliês significa pôr a mão na massa e fazer junto. Refletir sobre o fazer e o saber e voltar-se para a prática de forma lúdica, criativa.

Se você trabalha ou tem interesse em trabalhar com grupos, venha fazer parte dos ateliês, concebidos como espaços regulares de encontro entre pessoas com vontade de criar, onde é possível experimentar, produzir, inventar, conhecer, aprender, questionar, e, mais que tudo, praticar.

QUANDO E ONDE ACONTECEM?

 Os ateliês ocorrerão uma vez por mês no Instituto Noos, mesclando professores convidados e conferencistas que virão para o Rio de Janeiro se reunir conosco em torno de temáticas específicas produzidas pelo Grupo.
 Concebidos a partir da uma abordagem que utiliza o construcionismo social como uma das principais referências para o trabalho com Grupos, os ateliês foram estruturados de modo a pensar as principais dimensões teóricas dos trabalhos com grupos e articulá-las às experiências vividas pelos alunos em seus locais de atuação, bem como produzir uma prática de construção de diálogos e reflexões, tomando como referência a própria vivência dentro do curso.

Da produção do programa, passando pelos exercícios, dinâmicas, leituras e debates, até avaliações o grupo poderá conhecer recursos para trabalhar coletivamente e, ao mesmo tempo, vivenciá-los nas diversas atividades previstas. Às sextas-feiras, com maior carga horária, poderá sedimentar seus conhecimentos junto a profissionais com ampla e diversificada experiência em trabalho com grupos e, aos sábados, refletir sobre sua prática.

 O curso totalizará 120 horas, distribuídas em dez ateliês. Os encontros têm por objetivo desenvolver habilidades e recursos para trabalhar com grupos em diferentes contextos (organizacional, clínico, comunitário, de aprendizagem), a partir de uma visão crítica e reflexiva, que concebe os processos de diálogo como facilitadores de mudança.

 Ao final dos encontros, os participantes poderão:

  •  reconhecer diferentes recursos a serem utilizados nos trabalhos com grupos (o processo de formular perguntas, conversações para encontrar soluções, manejo de conflitos, equipe reflexiva, diálogos e meta-diálogos, investigação apreciativa, facilitação sistêmica, mapeamento de diálogos, dinâmicas grupais, ambiente criativo).
  • compreender os principais aspectos que constituem o trabalho com grupos (enfoque sistêmico, criação de contexto, processo coletivo, organização do grupo, recepção, regras, o lugar do facilitador, níveis de intervenção e critérios, dimensões do trabalho individual e em grupo, processo e conteúdo, o trabalho em/com equipes, o grupo como especialista, processos de decisão, construção de consenso, o foco no processo).
  • atuar em organizações, empresas, escolas, comunidades e outros espaços onde pessoas com interesses comuns, ou até mesmo conflitantes, precisam estar reunidas e construir processos coletivos de reflexão voltados para diferentes finalidades.
  • fomentar ou criar grupos terapêuticos ou não dedicados a temas previamente definidos.

 

PRINCIPAIS TEMAS

Construcionismo social e práticas com grupo; grupo como recurso em diferentes contextos; Grupos Reflexivos; Facilitação Sistêmica de Processos Coletivos; Práticas Narrativas e Colaborativas.

Professores convidados

Bia Costamilan

Carlos Eduardo Zuma

Jorge Bergallo

Sandra Mara Lopes

Rosana Rapizo

Conferencistas convidados

Carla Guanaes

Emerson Rasera

Marilene Grandesso

Mille Bojer

Vânia Curi Yazbek

 

Caso tenha interesse neste curso, por favor, escreva para: cursos@noos.org.br.

 

 

 

Política de cursos

A realização de cursos de longa e de curta duração depende de um número mínimo de inscrições.

O Instituto Noos se reserva o direito de cancelar ou alterar a data dos cursos sempre que não alcançar o número mínimo de participantes.

Em caso de cancelamento, os pagamentos já efetuados serão devolvidos integralmente.

Havendo interesse em cursos que não estejam com inscrições abertas, a instituição realiza uma pré-inscrição para formar nova turma.

A realização da inscrição está condicionada ao pagamento integral do Curso ou suas mensalidades, se parcelado.

O Curso é planejado com base em um número mínimo e prévio de inscrições e não está prevista a devolução do pagamento feito para inscrição em caso de desistência por parte do aluno. O ressarcimento será feito somente mediante solicitação encaminhada por escrito e com antecedência de 30 dias antes do início do Curso.

Em todos os cursos são oferecidos certificados de participação mediante o mínimo de 75% de presença.

Redução de Valores

Com o objetivo de aumentar a difusão metodológica, o intercâmbio técnico e criar uma linguagem comum – sobretudo entre os seus membros –, serão concedidos descontos em oficinas, cursos e eventos oferecidos pelo Instituto Noos aos associados.

Sempre que possível e dependendo do objetivo, formato e custos dos eventos serão aplicados os seguintes descontos sobre as atividades promovidas pela Escola:

• Desconto de 20% para associados efetivos e técnicos.

Bolsas só serão concedidas após avaliação, mediante o fechamento do número mínimo de inscrições.

Curso de práticas sistêmicas e psicologia comunitária

Coube à terapia familiar introduzir o pensamento sistêmico na psicologia. O enfoque relacional ampliou os significados de terapia, incluindo outras práticas de atendimento além da clínica, realizadas por profissionais das áreas da saúde, educação e desenvolvimento de comunidades, com famílias, grupos, equipes e redes.

A Psicologia Comunitária surgiu nos Estados Unidos na década de 60 a partir da crítica de profissionais ao atendimento a doentes mentais e outros grupos marginalizados. Desenvolveu-se com propostas inovadoras em saúde mental, gerando a psiquiatria comunitária. Na América Latina voltou-se principalmente ao atendimento de populações carentes, comprometida com a melhoria das condições de vida dos atendidos, através de práticas geradoras de autonomia e empoderamento dessas populações.
A epistemologia sistêmica evoluiu das práticas interventivas iniciais com fundamentação exclusiva no saber e neutralidade dos profissionais para práticas dialógicas menos hierárquicas, com escuta focada na voz do cliente.

Os desenvolvimentos de ambos saberes – pensamento sistêmico novo paradigmático e psicologia comunitária criaram práticas coerentes entre si, tendo como base comum o enfoque relacional e a compreensão sócio-histórica dos contextos que dão sentido às relações.

Objetivo:
Apresentar e exercitar com os alunos as ferramentas desenvolvidas pelas práticas sistêmicas nas diversas atuações da psicologia comunitária atual.

Para quem:
Para você profissional que trabalha em ONGs ou órgãos governamentais de proteção a crianças e adolescentes, atendimento a indivíduos com necessidades especiais e suas famílias.

Coordenação:
Helena Maffei Cruz e Leonora Corsini

Quando:
Terceiro sábado de cada mês das 8:30h às 17:30h

Periodicidade:
Mensal

Início:
24 de fevereiro de 2018

Duração:
9 meses, com férias em julho.

Inscrições:
Até 09/02/2018 – Ficha em anexo preencher e enviar para secretariasp@noos.org.br

Investimento:
9 parcelas de R$250,00, sendo a primeira na inscrição e as demais no dia 10 de cada mês a partir de março.
(assinantes da Revista NPS tem 10% de desconto)

Grupo de estudos práticas dialógicas nas abordagens familiares em saúde mental

Encontros mensais às sextas-feiras de manhã, a partir de março de 2018.
Datas 1o semestre: 23/03; 27/04; 25/05 e 29/06.
Datas 2o semestre: 24/08; 28/09; 26/10 e 30/11.

Horário:
das 8h30 às 12h00.

Objetivos:
1-Conhecer e conversar sobre as práticas terapêuticas que buscam a colaboração e a co-responsabilidade de todos os envolvidos nas abordagens com famílias que convivem com transtornos mentais graves.
2-Refletir sobre a categoria/discurso da “doença/transtorno mental” na contemporaneidade e seus desdobramentos nas famílias, nas políticas e práticas de saúde mental e nas abordagens terapêuticas.
3-Conhecer práticas em saúde mental baseadas no diálogo entre diversos setores (profissional, leigo, legal, educacional).

Investimento:
8 parcelas mensais, sendo a primeira na inscrição até o dia 09/02.
R$ 180,00 para profissionais em geral.
R$ 160,00 para Assinantes da Revista NPS e associados APTF ou qualquer outra regional da ABRATEF.
R$ 80,00 para participantes da Clínica do NOOS.

Coordenação:
Cecília Cruz Villares

Inscrições:
Até 09/02/2018 – Ficha em anexo preencher e enviar para secretariasp@noos.org.br

Grupo de estudos sobre terapia de família com crianças

Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que 40% dos terapeutas familiares nunca incluem crianças em suas terapia e 31% convidam-nas sem realmente inclui-las na terapia.
Razões apontadas: crianças são um problema para o terapeuta… não estão motivadas… muito barulho… não respondem as questões… atrapalham as conversações… não param na cadeira…

O terapeuta às vezes tem que aceitar riscos e trabalhar na “zona de desconforto”.
Jim Wilson (2007)
O objetivo deste grupo é possibilitar ao terapeuta estar mais a vontade e ter mais confiança no trabalho com crianças, aprendendo a suportar desconforto, insegurança e caos na sessão e ser útil para a família c/ crianças pequenas.
Conhecendo mais sobre infância e crianças, você vai se apaixonar.

5 encontros mensais na terceira terça-feira de cada mês, a saber: 20/02; 20/03; 17/04; 15/05; 19/06

Horário:
das 8:30 às 12,00h.

Investimento:
5 parcelas mensais sendo a primeira na inscrição, até o dia 02/02.
R$180,00, para profissionais, em geral;
R$160,00 para Assinantes da Revista NPS e associados da APTF ou de qualquer outra regional da ABRATEF
R$80,00 para participantes da clínica Noos

Programa:
1º encontro – Construção de uma comunidade de aprendizado. Exercícios para trazer a criança do terapeuta para a conversa com famílias com crianças. A construção social da infância. (texto entregue na inscrição)
2º encontro – A entrada da criança nos jogos de linguagem. Do Ato à Fala – Cena dos Próximos Capítulos (texto entregue no primeiro encontro). Apego e desenvolvimento da mente. (textos de John Bowlby e Daniel Siegl, entregues no promeiro encontro)
3º encontro – Self narrativo, narrativas dominantes e periféricas, abordagem narrativa da terapia (textos de Michael White do livro Mapas da prática narrativa)
4º encontro – Micropráticas na terapia de famílias com crianças. Transformaciones: una propuesta de câmbios narrativos en psicoterapia (texto entregue no 3º encontro. Avaliação do processo pelos participantes.
Em todos os encontros haverá discussão sobre os textos e exercícios práticos.
5º encontro – Integrando abordagens – Terapia sistêmica e narrativas de apego.
(texto entregue no 4º encontro)

Coordenação:
Helena Maffei Cruz e Vera Colonelli

Inscrições:
Até 09/02/2018 – Ficha em anexo preencher e enviar para secretariasp@noos.org.br

Grupo de estudos sobre processos reflexivos

5 encontros mensais na quarta sexta-feira do mês, a saber: 23/02; 23/03; 27/04; 25/05 e 22/06

Horário:
das 14:30 às 18h

Investimento:
5 parcelas mensais sendo a primeira na inscrição, até o dia 09/02.
R$180,00, para profissionais, em geral;
R$160,00 para Assinantes da Revista NPS e associados da APTF ou de qualquer outra regional da ABRATEF
R$80,00 para participantes da clínica Noos

Programa:
1º encontro – Construção de uma comunidade de aprendizado. Tom Andersen por Tom Andersen – apresentação de vídeo; entrevista de Tom Andersen a Per Jensen (tradução entregue na inscrição)
2º encontro – Processos Reflexivos (ed.2002): p.23 a 100
3º encontro – A Linguagem não é inocente: Revista NPS nº 3 ou nº23, à venda no Insituto Noos, SP e Processos Reflexivos (ed.2002) p. 165 a p. 194 – iniciando em Compreensão ampliada ou alternativa?
4º encontro – Processos reflexivos na primeira entrevista e na supervisão (texto entregue no terceiro encontro)
5º encontro – A voz do cliente na formatação dos processos reflexivos (texto entregue no quarto encontro). Avaliação do processo pelos participantes.
Em todos os encontros haverá discussão sobre os textos e exercícios práticos.

Coordenação:
Helena Maffei Cruz

Inscrições:
Até 09/02/2018 – Ficha em anexo preencher e enviar para secretariasp@noos.org.br

Política de cursos

A realização de cursos de longa e de curta duração depende de um número mínimo de inscrições.

O Instituto Noos se reserva o direito de cancelar ou alterar a data dos cursos sempre que não alcançar o número mínimo de participantes.

Em caso de cancelamento, os pagamentos já efetuados serão devolvidos integralmente.

Havendo interesse em cursos que não estejam com inscrições abertas, a instituição realiza uma pré-inscrição para formar nova turma.

A realização da inscrição está condicionada ao pagamento integral do Curso ou suas mensalidades, se parcelado.

O Curso é planejado com base em um número mínimo e prévio de inscrições e não está prevista a devolução do pagamento feito para inscrição em caso de desistência por parte do aluno. O ressarcimento será feito somente mediante solicitação encaminhada por escrito e com antecedência de 30 dias antes do início do Curso.

Em todos os cursos são oferecidos certificados de participação mediante o mínimo de 75% de presença.

Redução de Valores

Com o objetivo de aumentar a difusão metodológica, o intercâmbio técnico e criar uma linguagem comum – sobretudo entre os seus membros –, serão concedidos descontos em oficinas, cursos e eventos oferecidos pelo Instituto Noos aos associados.

Sempre que possível e dependendo do objetivo, formato e custos dos eventos serão aplicados os seguintes descontos sobre as atividades promovidas pela Escola:

• Desconto de 20% para associados efetivos e técnicos.

Bolsas só serão concedidas após avaliação, mediante o fechamento do número mínimo de inscrições.