Cursos

A Escola integra o Instituto Noos e, juntamente com as demais áreas (pesquisa, atendimento e editora), está voltada para a difusão de práticas sociais sistêmicas voltadas para a resolução de conflitos relacionais que ocorrem nas famílias e nas comunidades.

A perspectiva sistêmica e o construcionismo social norteiam as atividades desenvolvidas pela Escola uma vez que se parte do princípio de que as pessoas e as instituições estão, direta ou indiretamente, ligadas em amplas e diversificadas redes sociais, tornado-se necessário compreendê-las e articulá-las.

Isso significa que quaisquer intervenções devem levar em conta o contexto onde se inserem e toda a complexidade de suas interações. Os cursos promovidos trazem em comum o foco sobre as relações sociais (e não apenas os indivíduos) e atribuem centralidade à linguagem nos processos comunicação e de resolução de conflitos. Partem, ainda, do reconhecimento de que a produção de significados é uma prática social passível de (re)construção, motivo pelo qual diferentes metodologias podem ser utilizadas (Terapias de Família e Casal, Terapia Comunitária, Grupos Reflexivos de Gênero, Justiça Restaurativa, Diálogos Colaborativos etc).

A Escola reúne profissionais de diferentes áreas que implementam cursos de longa duração (Cursos de Formação em Terapia da Família e em Terapia Comunitária) e cursos de curta duração (Cursos Livres). Como parte de suas atividades, os alunos são orientados a participar de práticas sociais sistêmicas (atendimento para pessoas, famílias e grupos) que resultem em processos relacionais colaborativos.