Sobre / Quem Somos

destaque-quem-somos

O Instituto Noos

O Instituto Noos é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1994 e reconhecida como de Utilidade Pública Federal.

Constituído por profissionais das ciências humanas, sociais e da saúde, o Noos tem por objetivo o desenvolvimento e a difusão de práticas sociais sistêmicas voltadas para a promoção da saúde dos relacionamentos nas famílias e nas comunidades. Em especial, busca metodologias que contribuam para a dissolução pacífica de conflitos familiares e comunitários e as difunde através dos cursos oferecidos por sua Escola de Práticas Sociais Sistêmicas e das publicações de sua editora.

Dentre os conflitos relacionais familiares e comunitários, o Noos tem se dedicado prioritariamente à prevenção e à interrupção da violência intrafamiliar e de gênero. Dedica-se também à articulação de redes sociais e comunitárias e à promoção dos Direitos Humanos.

foto-significado

Significado 

Noos significa “mente” em grego. Outra referência ao nome da instituição é a “Noosfera”, conceito do filósofo Teilhard de Chardin, que dizia que a Terra está coberta por uma camada de pensamentos e ideias, uma conexão entre todas as mentes e povos do planeta.

Finalidades

  • Apoiar o fortalecimento das famílias mediante ações preventivas nas áreas de saúde e assistência social.
  • Apoiar e atender famílias em situação de risco social.
  • Atender crianças e adolescentes submetidos a maus-tratos e outras situações de violência ou vulnerabilidade social.
  • Atender homens e mulheres, adultos ou idosos, submetidos à situação de violência intrafamiliar.
  • Promover e oferecer métodos pacíficos de resolução de conflitos em contextos familiares, comunitários ou institucionais.
  • Promover relações equitativas entre gêneros e gerações.
  • Promover a articulação de redes sociais entre pessoas, entidades, comunidades, organizações governamentais e organizações da sociedade civil, no sentido de potencializar os recursos disponíveis à população assistida.
  • Promover e oferecer métodos de aprimoramento das relações e interações de trabalho para equipes, grupos ou instituições.
  • Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia, o respeito à diversidade humana e outros valores.

Missão

Contribuir para a promoção da saúde das relações familiares e comunitárias da população brasileira, através da difusão de práticas sociais sistêmicas a partir dos resultados obtidos em seu centro de ensino, pesquisa e atendimento.

Visão

Ser reconhecida como instituição promotora e multiplicadora de práticas sociais participativas na prevenção da violência.

Valores

Honestidade
Espírito cooperativo
Compromisso
Respeito

Abordagem teórica

A Perspectiva Sistêmica e o Construcionismo Social estão presentes nos trabalhos e atividades desenvolvidos pelo Noos, uma vez que partimos do princípio de que as pessoas e as instituições estão, direta ou indiretamente, implicadas em amplas e diversificadas redes sociais, tornando-se necessário compreendê-las e articulá-las. Isso significa que quaisquer intervenções devem levar em conta o contexto onde se inserem e toda a complexidade de suas interações.