Nossos Atendimentos


Dirigidos às famílias, comunidades e outras instituições parceiras, os atendimentos incluem, além da terapia familiar, a mediação de conflitos e as rodas de conversa temáticas:

Terapia de Família e Casal

Ao longo dos anos a terapia de família vem evoluindo e se constituindo como uma forma de atender que permite aos terapeutas olhar a relação, o processo, o contexto, como fundamentais para a compreensão e a transformação daquilo que é considerado problemático por quem busca ajuda.
Partimos do princípio de que o que acontece com uma pessoa afeta e tem consequências para as demais e de que as mudanças em um dos membros de uma família, um casal, ou uma dupla pai/mãe e filho/a têm efeitos nos outros membros. Desta maneira, realizamos os atendimentos terapêuticos a famílias e casais através de uma abordagem relacional, colaborativa e dialógica, na qualprivilegiamos os atendimentos e as conversas conjuntas.
As inscrições para terapia de família ou casal são efetuadas por telefone; a seguir, os interessados são convidados para uma entrevista presencial em grupo, a nossa “Porta de Entrada”, que acontece uma vez por mês.


QUERO SABER MAIS

Mediação de Conflitos

A mediação é um método consensual de resolução de conflitos, na qual um terceiro imparcial – o mediador - e independente auxilia as pessoas a entenderem seus reais conflitos, buscarem seus interesses, identificarem suas necessidades e valores, por intermédio de um diálogo que resultará na escolha das melhores e mais criativas soluções. A mediação pode não substituir a justiça, mas é sabido que o enorme número de processos que lotam os tribunais faz com que cada um deles se prolongue por anos. A mediação possibilita resolver um conflito em alguns encontros, em um curto espaço de tempo. A mediação atua nas relações de continuidade, ou seja, quando as pessoas se veem com regularidade, como as relações de ex-casal (parentalidade), pais e filhos, irmãos, famílias com idosos e nestas, a complexidade e seus cuidados. Existem vários modelos de mediação e o Instituto Noos atua com a mediação transformativa, que tem como fundamentação a comunicação baseada em potencializar o protagonismo das pessoas envolvidas e o reconhecimento de si e do outro como parte do conflito. Esse modelo de mediação objetiva a transformação da relação entre as pessoas envolvidas no conflito, flexibilizando os posicionamentos adversariais e, o mais importante, as decisões tomadas são de responsabilidade de todas as pessoas envolvidas.


QUERO SABER MAIS

Rodas de Conversas Temáticas

As rodas de conversa temáticas são inspiradas nos processos circulares da Justiça Restaurativa, de onde aproveitamos algumas ferramentas para facilitar conversas em grupo. Trata-se de propostas de conversas sobre temas variados, que podem ser trazidos tanto pelos clientes na Porta de Entrada ou participantes de outras atividades do Instituto, como também sugeridos pela própria equipe clínica. Alguns exemplos: rodas de conversa com adolescentes sobre bullying e violência; rodas com pais de crianças pequenas (de 0 a 6 anos); rodas com casais separados com filhos; rodas com familiares de pessoas portadoras de transtorno mental etc..


QUERO SABER MAIS

Atendimento a Famílias em Situação de Litígio

O divórcio é um momento muito delicado nas relações familiares. Na maioria das vezes significa uma interrupção de um projeto de vida que traz muito sofrimento aos envolvidos, podendo evoluir para um litígio quando não é bem administrado. No caso de casais com filhos, a necessária dissociação dos pares conjugal e parental, que anteriormente estavam fusionados, pode dificultar o processo de separação. As partes, muitas vezes, iniciam uma espiral de insultos, agressões, construção de dossiês negativos, culminando em uma batalha judicial com custos emocionais e financeiros para todos os membros da família.
A Equipe de Atendimento a Famílias em Situação de Litígio atende na cidade do Rio de Janeiro.


QUERO SABER MAIS
Colabore