Mediação de conflitos


A convivência pode gerar desentendimentos, os quais, se não forem cuidados, levam até à ruptura dos relacionamentos.

A mediação é um método, que proporciona uma nova possiblidade de entendimento entre as pessoas, por intermédio do diálogo. Neste trabalho é criado um espaço seguro, sigiloso, onde todos podem falar e serem ouvidos e juntos construírem acordos que sejam aceitáveis para todos.

O mediador não julga nem aponta caminhos, e sim, contribui para a reflexão, esclarecimentos e a busca de como querem seguir no futuro. A mediação pode ser usada em relacionamentos de pais e filhos, irmãos, casal, ex-casal, famílias com idosos, vizinhos, amigos e colegas de trabalho.

é sabido que o enorme número de processos que lotam os tribunais faz com que cada um deles se prolongue por anos. A mediação pode não substituir a justiça, mas possibilita elucidar um conflito em alguns encontros, em um curto espaço de tempo. No entanto, os acordos produzidos durante o processo da mediação podem ser homologados pelo judiciário, pois entendesse que representam a vontade das partes.

Se você tiver interesse neste tipo de atendimento, ou quiser mais informações, preencha a ficha de inscrição através do botão abaixo:


INSCRIÇÃO
 
 
 

 

Porque escolhemos trabalhar com Mediação Transformativa?



A Mediação Transformativa tem como finalidade modificar as relações das pessoas envolvidas no conflito, buscando soluções satisfatórias para as questões trazidas por elas. Trabalha com foco determinado e delimita o problema a ser tratado. O mediador utiliza técnicas especificas para os envolvidos dialogarem, respeitarem o ponto de vista do outro sem fazer julgamento e, com isso ampliarem a compreensão da problemática.

Bush e Folger, teóricos que elaboraram o modelo transformativo, definem a mediação como um processo que permite que as pessoas em conflito ajam com maior grau de determinação e responsividade e explorem soluções satisfatórias para os impasses.

O acordo é uma possibilidade a ser encontrada, mas a ênfase proposta pela mediação transformativa é na mudança relacional. A mediação transformativa é um dos estilos de mediação e costuma ser mais eficaz para situações de conflito em que as pessoas precisam manter uma relação continuada no tempo, como no caso de conflitos na família, assim como: ex-casais, filhos que cuidam de pais idosos, etc.

Com o intuito de melhorar o relacionamento entre as pessoas envolvidas e promover aprendizados para suas vidas, os mediadores ajudam as pessoas a ampliarem as histórias que contam na construção de novos significados para o conflito, promovem o acolhimento dos envolvidos que estão em relacionamentos desgastados, e buscam através do diálogo e da reflexão conjunta, possibilidades de compreensão para as situações que se encontram enrijecidas pelo tempo.