Nossos Atendimentos


Dirigidos às famílias, comunidades e outras instituições parceiras, os atendimentos incluem: terapia familiar, mediação de conflitos, terapia comunitária em parceria com o Instituto de Terapia de Família Casal, Comunidade e Indivíduo - INTERFACI, atendimento a famílias em litígio e rodas de conversa temáticas:

Terapia de Família e Casal

Ao longo dos anos a terapia de família vem se constituindo como uma forma de atender que permite aos terapeutas olhar a relação, o processo, o contexto, aspectos fundamentais para poder compreender e ajudar a transformar aquilo que é considerado problemático por quem busca ajuda.
A terapia familiar também pode ser descrita como um espaço para conversas em família. Entendemos que as pessoas que nos procuram ou são encaminhadas para esse tipo de terapia têm uma ou muitas preocupações a respeito de um ou mais membros da família.
Antes de iniciar o processo terapêutico com as famílias, marcamos um encontro coletivo para podermos conhecer as pessoas interessadas no trabalho, nos apresentar e explicar como é o nosso atendimento. Chamamos "Porta de Entrada" este encontro coletivo, do qual participarão pessoas da equipe de terapeutas e pessoas e/ou famílias procurando a terapia.
Após a Porta de Entrada alguém da nossa equipe entrará em contato com cada família para iniciar o processo.

LISTA DE ESPERA: No momento, toda nossa equipe está em atendimento às famílias e casais. Assim que tivermos disponibilidade, entraremos em contato para iniciarmos o processo.

Se você tiver interesse neste tipo de atendimento preencha a ficha de inscrição através do botão abaixo para entrar na lista de espera:

INSCRIÇÃO

Se desejar obter mais informações, ligue para nossa secretaria, no número (11) 97488-7412 ou clique no botão abaixo:


QUERO SABER MAIS

Mediação de Conflitos

A convivência pode gerar desentendimentos, os quais, se não forem cuidados, levam até à ruptura dos relacionamentos. A mediação é um método, que proporciona uma nova possiblidade de entendimento entre as pessoas, por intermédio do diálogo. Neste trabalho é criado um espaço seguro, sigiloso, onde todos podem falar e serem ouvidos e juntos construírem acordos que sejam aceitáveis para todos.

O mediador não julga nem aponta caminhos, e sim, contribui para a reflexão, esclarecimentos e a busca de como querem seguir no futuro. A mediação pode ser usada em relacionamentos de pais e filhos, irmãos, casal, ex-casal, famílias com idosos, vizinhos, amigos e colegas de trabalho.

É sabido que o enorme número de processos que lotam os tribunais faz com que cada um deles se prolongue por anos. A mediação pode não substituir a justiça, mas possibilita elucidar um conflito em alguns encontros, em um curto espaço de tempo. No entanto, os acordos produzidos durante o processo da mediação podem ser homologados pelo judiciário, pois entendesse que representam a vontade das partes.
Se você tiver interesse neste tipo de atendimento, ou quiser mais informações, preencha a ficha de inscrição através do botão abaixo:

Se você tiver interesse neste tipo de atendimento preencha a ficha de inscrição através do botão abaixo:
INSCRIÇÃO

 


QUERO SABER MAIS

Terapia Comunitária Itinerante

O que é? Um espaço respeitoso e ético de escuta e acolhimento de múltiplas histórias de vida

Quem organiza? O Instituto Noos, uma organização da sociedade civil, localizada na região da Vila Madalena, que busca ajudar pessoas e aprimorar terapeutas.

Onde acontece? De maneira itinerante e buscando uma aproximação comunitária, em cada mês estaremos em uma instituição parceira localizada na região da Vila Madalena ou imediações.

Quando acontece? Dia e horário a combinar, de acordo com a demanda do território e a disponibilidade da equipe (ou das terapeutas facilitadoras).

Confirme através do e-mail secretaria@noos.org.br o seu interesse em participar desse espaço conosco



QUERO SABER MAIS

Terapia Comunitária

A Terapia Comunitária Integrativa é um espaço de conversações coletivas que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Propõe-se a valorizar o saber coletivo e o conhecimento das pessoas a serviço da prevenção e da construção de condições de vida mais dignas. Prevenir é, sobretudo, estimular o grupo a usar sua criatividade e construir seu presente e seu futuro a partir de seus próprios recursos.

As rodas de Terapia Comunitária Integrativa na modalidade presencial (em caráter excepcional por conta da pandemia e consequentes normas de isolamento social) estão suspensas até que estejam autorizados encontros em grupo pelos órgãos oficiais.

Sendo assim, estamos realizando as rodas de Terapia Comunitária Integrativa Online pela parceria Noos•Interfaci por meio da plataforma Zoom.

Em caso de dúvida ou dificuldade, entre em contato conosco por 11 97488-7412 (celular/whatsapp) ou secretaria@noos.org.br.


QUERO SABER MAIS

Rodas de Conversas Temáticas

As rodas de conversa temáticas são inspiradas nos processos circulares da Justiça Restaurativa, de onde aproveitamos algumas ferramentas para facilitar conversas em grupo. Trata-se de propostas de conversas sobre temas variados, que podem ser trazidos tanto pelos clientes na Porta de Entrada ou participantes de outras atividades do Instituto, como também sugeridos pela própria equipe clínica. Alguns exemplos: rodas de conversa com adolescentes sobre bullying e violência; rodas com pais de crianças pequenas (de 0 a 6 anos); rodas com casais separados com filhos; rodas com familiares de pessoas portadoras de transtorno mental etc..


QUERO SABER MAIS

Atendimento a Famílias em Litígio

Nas situações de litígio entre ex-casais, a comunicação frequentemente encontra-se interrompida ou fortemente prejudicada, trazendo dor e desgaste a todos os envolvidos, especialmente aos “frutos” desse relacionamento. Espiral de insultos, agressões, construção de dossiês negativos contra o outro genitor, perícias, busca e apreensão dos filhos muitas vezes tornam-se presentes na vida dessas famílias.
O atendimento a famílias em litígio visa, então, liberar essas crianças e adolescentes da tensão a que ficam expostos quando o diálogo entre os pais não acontece. Muitas vezes acabam sendo alvo de disputas, vivendo dilemas de lealdade ou sentindo-se como moedas de negociação. Quanto maior a cristalização das posições adversariais entre os pais, mais comprometidos ficam.
Aliando terapia de família com recursos da mediação, esse trabalho propõe um espaço onde os adultos de referência possam expressar suas mágoas, repassando o passado e o presente, discriminando o sistema conjugal do parental e, a partir daí, consigam resgatar e/ou ampliar seus recursos de comunicação. Enquanto a terapia amplia as possibilidades de tempo para que o fenômeno litigioso possa ser tratado em sua complexidade, reunir ferramentas da caixa de mediação pode auxiliar os pais a realizarem negociações e instrumentaliza os profissionais a não acirrar o conflito através do balanceamento de informações e oportunidades para as duas partes.
Oferecemos atendimentos online, nas quartas-feiras à noite. Se você tiver interesse nesse tipo de abordagem, preencha a ficha de inscrição, clicando no botão abaixo e aguarde ser contactado

Se você tiver interesse neste tipo de atendimento preencha a ficha de inscrição através do botão abaixo:

INSCRIÇÃO

Se desejar obter mais informações, ligue para nossa secretaria, no número (11) 97488-7412 ou clique no botão abaixo:


QUERO SABER MAIS