A Comunidade de Fala é um projeto de palestras sobre superação na área de saúde mental. As palestras são realizadas por pessoas que têm algum tipo de transtorno mental. Elas são especialistas em narrar suas histórias de recuperação.
As apresentações narram a coragem e a resiliência que tornaram possíveis as trajetórias de superação de cada integrante da Comunidade de Fala. Suas histórias levam esperança para o público, educam, abrem a mente, mudam atitudes, quebram tabus. Mostram que a pessoa com transtorno mental é muito mais do que um sintoma, que pode viver com qualidade de vida e desempenhar seu papel na sociedade como qualquer outra pessoa. Um dos objetivos da Comunidade de Fala é reduzir o estigma em relação às pessoas com transtorno mental.
O projeto foi desenvolvido no Brasil pelo Richard Weingarten – jornalista, educador e ativista da saúde mental estadunidense, em parceria com a Organização Não Governamental ABRE (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia).
Ele é baseado no conceito do movimento de Recovery que se tornou conhecido a partir da década de 80 nos Estados Unidos e na Europa. O movimento é a mobilização de usuários de serviços de saúde mental em prol da dignidade, acesso ao tratamento e inclusão social. Tem como inspiração o Programa``In Our Own Voice´´ da NAMI (National Alliance for the Mentally Illness).
A palestra sempre é feita em duplas, com muita interação com o público, há espaço para o diálogo e perguntas. Dura cerca de uma hora e meia. Durante a palestra são abordados 6 tópicos – Dias Difíceis, Aceitação, Tratamento, Lidando com os Problemas de Saúde Mental, Sujeito de Minha Própria História e Sonhos, Sucessos e Esperanças.
O público que nos assiste é diverso, composto por profissionais da área de saúde, pessoas com transtorno mental, familiares, amigos, estudantes e interessados em geral. As palestras podem ser realizadas em qualquer ambiente, por exemplo: em universidades, faculdades, hospitais, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), empresas, ONGs, etc.
De março/2015 a dezembro/2019 foram realizadas mais de 100 apresentações, boa parte na grande São Paulo. A estimativa de público é de mais ou menos 4.000 pessoas. Atualmente a Comunidade de Fala de São Paulo é composta por 6 membros. Esse grupo se reúne 1 vez por mês e tem como um dos objetivos realizar 20 apresentações por ano. A Comunidade de Fala, já esteve presente em muitas Universidades, Congressos e Eventos na área de Saúde Mental. Além de São Paulo, a Comunidade de Fala, está presente em Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
Datas: 16, 17, 18, 19 e 20 de março
Para maiores informações, entrar em contato com Caio Wilmers Manço mancomanco@hotmail.com