Aportes filosóficos e conceituais para uma prática dialógica II
As múltiplas formas de violência de gênero, racismo e desigualdades estruturais nos desafiam em nossa busca por uma prática dialógica e colaborativa que tenha um olhar para as interseccionalidades raça/classe/gênero.
Como ampliar possibilidades de escuta, reflexão e conversa em contextos que tantas vezes beiram o intolerável? Como continuar apostando na mudança e na saúde das relações levando em conta esses atravessamentos? Como nossa escuta pode acolher contextos sociais mais amplos, em toda sua diversidade e complexidade? Convidamos profissionais compromissad@s com uma postura colaborativa e dialógica em suas práticas clínicas, sociais, educacionais e de cuidado que desejam ampliar possibilidades de conversação e diálogo em sintonia com esses desafios a conhecer e estudar as contribuições de pensador@s como:
Achille MBembe ▪ Silvio Almeida ▪ Lia Vainer Schucman
Desconstruções sobre o ser negro/negra na contemporaneidade no Brasil e no mundo; ambivalências do Negro e da raça no capitalismo moderno e pós-moderno; matriz colonial e escravagista como produtora da inimizade global contemporânea; lutas antirracistas; famílias inter-raciais
Grada Kilomba ▪ Maria Aparecida Bento ▪ Djamila Ribeiro
Diferentes legados da escravidão no Brasil; os pactos narcísicos da branquitude; lugar de fala e subalternidade; vozes em polifonia: quem fala, quem escuta
Judith Butler ▪ Guacira Lopes Louro
Corpo e linguagem; construções, desconstruções e subversões de gênero; performatividade; heteronormatividade; diversidade sexual; vidas precárias e precarização da vida
Frantz Fanon ▪ Sylvia Wynter ▪ Catherine Walsh
Gênero e raça em chave decolonial; interculturalidade crítica; colonialidade do poder; os efeitos psíquicos e opressivos do racismo e do colonialismo
Paulo Freire ▪ bell hooks ▪ Jaqueline de Jesus
Pedagogia do oprimido, dialogicidade e práticas da liberdade, teoria da ação dialógica, pedagogia como conceito político em diálogo aberto, pensamento crítico antirracista, o pessoal como político, uma psicologia das oprimidas
Carga horária
40 horas, Dez encontros mensais online (Plataforma Zoom)
Inscrições para esta turma encerradas. Vídeo-aulas ficam disponíveis para compra após cada encontro.
Demais encontros::
2020
18/set
16/out
13/nov
18/dez* (a confirmar)
2021
5/fev
5/mar
16/abr
7/mai
18/6
Investimento:
▪ R$ 80,00 associados Noos e assinantes NPS
▪ R$ 120,00 associados ABRATEF e Institutos parceiros
▪ R$ 140,00 demais profissionais
▪ Para quem não pode participar dos encontros nas sextas feiras, oferecemos as aulas gravadas e material didático mediante o pagamento de R$ 50,00 mensais
Emissão de certificado para quem participar de no mínimo 75% dos encontros
Coordenação:
Leonora Corsini:
Psicóloga, mestre em Psicologia Social, doutora em Serviço Social e terapeuta de família formada pelo ITF – Instituto de Terapia de Família do Rio de Janeiro. Além da prática clínica, onde tem experiência no atendimento individual, a famílias e casais e na facilitação de conversas em grupo, é docente e supervisora de terapeutas para o atendimento em terapia familiar. É associada efetiva do Instituto Noos, no qual coordena a Clínica Social. Como pesquisadora, vem se dedicando, desde 2003, aos estudos sobre migrações, direitos humanos, acolhimento e integração de migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio, em seus atravessamentos étnico-raciais, interculturais e de saúde mental. Seu interesse atual de pesquisa é a interface entre a prática de acolhimento a famílias de migrantes e refugiados, bem como o debate sobre as lutas contra o racismo, a xenofobia, a LGBTfobia a partir de abordagens e práticas colaborativas-dialógicas.
Docentes convidad@s::
Gabriella Morena Seixas:
Psicóloga, especialista em Clínica Sistêmica e Psicanalítica de Famílias, Casais e Grupos e em Metodologias Colaborativas, é mestranda em Família e Gênero na Universidade de Lisboa (Instituto de Ciências Sociais e Políticas-ISCSP). Possui experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas relacionadas à clínica com famílias e casais e o pensamento sistêmico. Associada efetiva do Instituto Noos, é membro integrante da equipe clínica. Pesquisa temas relacionados aos estudos de gênero, comunicação não-violenta, migrações e às práticas dialógicas em contextos complexos (relacionados a assimetrias de poder e a violências estruturais: machismo, racismo, LGBTfobia, etc.).
Gerardo Silva
Formado em Geografia Humana na Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina, com doutorado em Ciências Humanas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), vinculado ao Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH). Realiza pesquisas sobre migrações, produção cultural das periferias metropolitanas e subjetividades rizomáticas. Vêm desenvolvendo trabalhos sobre a pedagogia de Paulo Freire e seus “diálogos (in)visíveis”, em particular com Sartre, Fromm, Foucault e Vygotsky.
Maria Cristina Leão:
Psicóloga judicial (TJMG); Psicóloga Clínica e Mediadora de Conflitos; Especialista em Direitos Humanos, Psicologia Jurídica e Arteterapia; Integrante da Coordenação Interina da Rede de Mulheres Negras de MG; Cofundadora do Màdàrà: comunidade de aprendizados e afetos; Membro da Comissão de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP/IV Região; Tem formação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais pelo Instituto Amma Psique e Negritude.
Referências:
INSCRIÇÃO:
As múltiplas formas de violência de gênero, racismo e desigualdades estruturais nos desafiam em nossa busca por uma prática dialógica e colaborativa que tenha um olhar para as interseccionalidades raça/classe/gênero.
Como ampliar possibilidades de escuta, reflexão e conversa em contextos que tantas vezes beiram o intolerável? Como continuar apostando na mudança e na saúde das relações levando em conta esses atravessamentos? Como nossa escuta pode acolher contextos sociais mais amplos, em toda sua diversidade e complexidade? Convidamos profissionais compromissad@s com uma postura colaborativa e dialógica em suas práticas clínicas, sociais, educacionais e de cuidado que desejam ampliar possibilidades de conversação e diálogo em sintonia com esses desafios a conhecer e estudar as contribuições de pensador@s como:
Achille MBembe ▪ Silvio Almeida ▪ Lia Vainer Schucman
Desconstruções sobre o ser negro/negra na contemporaneidade no Brasil e no mundo; ambivalências do Negro e da raça no capitalismo moderno e pós-moderno; matriz colonial e escravagista como produtora da inimizade global contemporânea; lutas antirracistas; famílias inter-raciais
Grada Kilomba ▪ Maria Aparecida Bento ▪ Djamila Ribeiro
Diferentes legados da escravidão no Brasil; os pactos narcísicos da branquitude; lugar de fala e subalternidade; vozes em polifonia: quem fala, quem escuta
Judith Butler ▪ Guacira Lopes Louro
Corpo e linguagem; construções, desconstruções e subversões de gênero; performatividade; heteronormatividade; diversidade sexual; vidas precárias e precarização da vida
Frantz Fanon ▪ Sylvia Wynter ▪ Catherine Walsh
Gênero e raça em chave decolonial; interculturalidade crítica; colonialidade do poder; os efeitos psíquicos e opressivos do racismo e do colonialismo
Paulo Freire ▪ bell hooks ▪ Jaqueline de Jesus
Pedagogia do oprimido, dialogicidade e práticas da liberdade, teoria da ação dialógica, pedagogia como conceito político em diálogo aberto, pensamento crítico antirracista, o pessoal como político, uma psicologia das oprimidas
Carga horária
40 horas, Dez encontros mensais online (Plataforma Zoom)
Inscrições para esta turma encerradas. Vídeo-aulas ficam disponíveis para compra após cada encontro.
Demais encontros::
2020
18/set
16/out
13/nov
18/dez* (a confirmar)
2021
5/fev
5/mar
16/abr
7/mai
18/6
Investimento:
▪ R$ 80,00 associados Noos e assinantes NPS
▪ R$ 120,00 associados ABRATEF e Institutos parceiros
▪ R$ 140,00 demais profissionais
▪ Para quem não pode participar dos encontros nas sextas feiras, oferecemos as aulas gravadas e material didático mediante o pagamento de R$ 50,00 mensais
Emissão de certificado para quem participar de no mínimo 75% dos encontros
Coordenação:
Leonora Corsini:
Psicóloga, mestre em Psicologia Social, doutora em Serviço Social e terapeuta de família formada pelo ITF – Instituto de Terapia de Família do Rio de Janeiro. Além da prática clínica, onde tem experiência no atendimento individual, a famílias e casais e na facilitação de conversas em grupo, é docente e supervisora de terapeutas para o atendimento em terapia familiar. É associada efetiva do Instituto Noos, no qual coordena a Clínica Social. Como pesquisadora, vem se dedicando, desde 2003, aos estudos sobre migrações, direitos humanos, acolhimento e integração de migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio, em seus atravessamentos étnico-raciais, interculturais e de saúde mental. Seu interesse atual de pesquisa é a interface entre a prática de acolhimento a famílias de migrantes e refugiados, bem como o debate sobre as lutas contra o racismo, a xenofobia, a LGBTfobia a partir de abordagens e práticas colaborativas-dialógicas.
Docentes convidad@s::
Gabriella Morena Seixas:
Psicóloga, especialista em Clínica Sistêmica e Psicanalítica de Famílias, Casais e Grupos e em Metodologias Colaborativas, é mestranda em Família e Gênero na Universidade de Lisboa (Instituto de Ciências Sociais e Políticas-ISCSP). Possui experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas relacionadas à clínica com famílias e casais e o pensamento sistêmico. Associada efetiva do Instituto Noos, é membro integrante da equipe clínica. Pesquisa temas relacionados aos estudos de gênero, comunicação não-violenta, migrações e às práticas dialógicas em contextos complexos (relacionados a assimetrias de poder e a violências estruturais: machismo, racismo, LGBTfobia, etc.).
Gerardo Silva
Formado em Geografia Humana na Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina, com doutorado em Ciências Humanas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), vinculado ao Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH). Realiza pesquisas sobre migrações, produção cultural das periferias metropolitanas e subjetividades rizomáticas. Vêm desenvolvendo trabalhos sobre a pedagogia de Paulo Freire e seus “diálogos (in)visíveis”, em particular com Sartre, Fromm, Foucault e Vygotsky.
Maria Cristina Leão:
Psicóloga judicial (TJMG); Psicóloga Clínica e Mediadora de Conflitos; Especialista em Direitos Humanos, Psicologia Jurídica e Arteterapia; Integrante da Coordenação Interina da Rede de Mulheres Negras de MG; Cofundadora do Màdàrà: comunidade de aprendizados e afetos; Membro da Comissão de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP/IV Região; Tem formação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais pelo Instituto Amma Psique e Negritude.
Referências:
- Akotirene, Carla - Interseccionalidade. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Pólen, 2019
- Almeida, Silvio - Racismo estrutural. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Pólen, 2019
- Bakshi, Sandeep; Jivraj, Suhraiya; Posocco, Silvia (orgs.) Decolonizing Sexualities. Transnational perspectives, critical interventions. Oxford: Counterpress, 2016
- Butler, Judith - Cuerpos que importan. Buenos Aires: Paidós, 2018
- ______ Vida precaria. El poder del duelo y la violencia. Buenos Aires: Paidós, 2006
- Fanon, Frantz - Piel negra, máscaras blancas. Edição especial Cuestiones de antagonismo. Buenos Aires: Akal, 2015. Peau noire, masques blancs. Paris: Éditions du Seuil, 1952.
- Gilroy, Paul - Entre campos. Nações, culturas e o fascínio da raça. São Paulo: Annablume, 2007
- hooks, bell - Erguer a voz. Pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019
- ______ Ensinando pensamento crítico. São Paulo: Elefante, 2020
- Kilomba, Grada - Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019
- MBembe, Achille - Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014
- ______ Necropolítica. São Paulo: n-1 Edições, 2018
- ______ Políticas da inimizade.
- Reis, João José; Silva, Eduardo - Negociação e conflito. Resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
- Restrepo, Eduardo; Rojas, Axel (orgs.) - Inflexión decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Editorial Universidad del Cauca, 2010.
- Schucman, Lia Vainer - Famílias inter-raciais. Tensões entre cor e amor. Salvador: EDUFBA, 2018
- Spivak, Gayatri - Puede hablar el subalterno? Buenos Aires: El Cuenco de Plata, 2011. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina Goulart Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
- Van Dijk, Teun A. - Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.
- Walsh, Catherine - “Raza”, mestizaje y poder: Horizontes coloniales pasados y presentes. Crítica y emancipación Revista latinoamericana de ciencias sociales - CLACSO, ano II, n. 3, 1o. Semestre 2010, p. 96-124
INSCRIÇÃO: