A literatura infanto-juvenil como uma ferramenta para o trabalho terapêutico com crianças
Conteúdo: Apresentar livros infantis de autores reconhecidos que se destacam pela qualidade da linguagem e adequação dos temas sensíveis ao desenvolvimento emocional e social das crianças, tais como: medo, perda, separação dos pais, nascimento de irmãos, morte de amigos ou parentes, raiva, resolução de conflitos, autoconfiança, compreensão, aceitação das diferenças.
Os encontros preveem a apresentação dos referenciais teóricos que orientam as nossas escolhas literárias, a importância da literatura na formação e desenvolvimento da criança, leitura de livros selecionados, compartilhamento de histórias dos participantes, práticas de leituras, impressões e reflexões sobre as atividades.
Objetivo: Conhecer e utilizar a literatura infantil no trabalho terapêutico de famílias com crianças.
Destinado a psicopedagogos e terapeutas de famílias e crianças.
Docentes
Tutti Machado
Pedagoga, graduada pela PUC-SP e terapeuta familiar, formada pelo ITF – Instituto de Terapia de Família e Comunidade de Campinas e pelo Instituto Familiae de São Paulo. Fez também formação para coordenação de Grupos Operativos no Instituto Pichon Rivière. Terapeuta de família e casal, atende em consultório particular em Campinas e São Paulo, além de ser integrante, como associada efetiva, da Equipe Clínica do Instituto Noos em São Paulo. mathilde.mm72@gmail.com
Vera Colonelli
Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da USP, possui formação em Terapia Familiar pelo ITF de São Paulo. Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência na UNIFESP. É docente e supervisora dos atendimentos clínicos no Centro de Orientação e Aconselhamento Família Escola. Presta consultoria na área educacional, com ênfase no desenvolvimento das práticas dialógicas e colaborativas, em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio. Atende em consultório particular, adolescentes, famílias e casais. Integra, como associada efetiva, a Equipe Clínica do Instituto Noos em São Paulo. veracolonelli@yahoo.com.br
Conteúdo: Apresentar livros infantis de autores reconhecidos que se destacam pela qualidade da linguagem e adequação dos temas sensíveis ao desenvolvimento emocional e social das crianças, tais como: medo, perda, separação dos pais, nascimento de irmãos, morte de amigos ou parentes, raiva, resolução de conflitos, autoconfiança, compreensão, aceitação das diferenças.
Os encontros preveem a apresentação dos referenciais teóricos que orientam as nossas escolhas literárias, a importância da literatura na formação e desenvolvimento da criança, leitura de livros selecionados, compartilhamento de histórias dos participantes, práticas de leituras, impressões e reflexões sobre as atividades.
Objetivo: Conhecer e utilizar a literatura infantil no trabalho terapêutico de famílias com crianças.
Destinado a psicopedagogos e terapeutas de famílias e crianças.
Docentes
Tutti Machado
Pedagoga, graduada pela PUC-SP e terapeuta familiar, formada pelo ITF – Instituto de Terapia de Família e Comunidade de Campinas e pelo Instituto Familiae de São Paulo. Fez também formação para coordenação de Grupos Operativos no Instituto Pichon Rivière. Terapeuta de família e casal, atende em consultório particular em Campinas e São Paulo, além de ser integrante, como associada efetiva, da Equipe Clínica do Instituto Noos em São Paulo. mathilde.mm72@gmail.com
Vera Colonelli
Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da USP, possui formação em Terapia Familiar pelo ITF de São Paulo. Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência na UNIFESP. É docente e supervisora dos atendimentos clínicos no Centro de Orientação e Aconselhamento Família Escola. Presta consultoria na área educacional, com ênfase no desenvolvimento das práticas dialógicas e colaborativas, em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio. Atende em consultório particular, adolescentes, famílias e casais. Integra, como associada efetiva, a Equipe Clínica do Instituto Noos em São Paulo. veracolonelli@yahoo.com.br