Convidamos Maíra Mendes Pita, ex-aluna do curso de formação em terapia de família e participante do primeiro workshop de Grupos Reflexivos de Gênero, para uma entrevista. Desde sua participação no workshop, em 2015, no Rio de Janeiro, Maíra tem estado bastante envolvida e engajada com a prática de grupos reflexivos, inclusive idealizando o "Elas no Mar Social", projeto que ensina natação, surfe e stand up paddle a meninas de comunidades do Rio de Janeiro que convivem com situações de violência intrafamiliar e de gênero. Através do esporte e da metodologia de grupos reflexivos, Maíra tem levado empoderamento e transformações às meninas, suas famílias e em sua própria vida.
Instituto Noos - Qual foi sua motivação para fazer o curso Grupos Reflexivos de Gênero no Noos? Maíra - Eu já estava fazendo um curso de formação em terapia de família no Noos quando foi oferecido o curso para trabalhar com homens autores de violência doméstica. Na verdade, eu tinha uma experiência trabalhando no DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) durante 5 anos, nas unidades de internação do sistema socioeducativo, com meninos e meninas. Esse meu histórico de trabalhar com a questão da violência me levou a querer conhecer a metodologia de grupos reflexivos e eu super me interessei no curso.
Conte-nos um pouco sobre o projeto "Elas no Mar Social" e suas motivações para idealizá-lo.
A ideia do projeto nasceu há 3 anos e meio, quando aprendi a nadar, e foi em paralelo a esse trabalho com homens nos grupos reflexivos. Eu comecei a fazer um grupo com Marco Martinez, que era um dos professores, e a gente foi dupla de facilitadores do grupo no juizado de Niterói.
Bem nessa época eu passei por muitas mudanças na minha vida pessoal, estava me separando do pai da minha filha. Acho que não foi por acaso que estava trabalhando com essas questões. Comecei a perceber que a gente acaba sendo conivente com muitas formas dessas violências que são mais veladas.
Então, essas transformações profissionais e pessoais também aconteceram junto com o nascimento dessa minha veia no esporte, quando comecei a nadar, aprendi a controlar esse medo que eu tinha do mar e a lidar com isso.
Foram coisas juntas, esse empoderamento que foi andando junto com o trabalho dos grupos reflexivos, minha descoberta no esporte e a minha separação.
Como o curso GRG contribuiu para a formatação e desenvolvimento do projeto?
Eu tive a ideia de fazer um grupo reflexivo de gênero com meninas, adolescentes, moradoras de comunidades do Rio de Janeiro, junto com esse processo no mar, de empoderá-las também no mar e nos grupos. É fazer um mergulho dentro e fora do mar, um mergulho na subjetividade e uma oportunidade para que elas aprendessem, no mar, esportes que ainda são elitizados no Rio de Janeiro, a que só uma pequena parcela da população tem acesso, até a natação. As praias ficam lotadas de adolescentes, principalmente ali, no Arpoador, onde a gente começou o projeto. E deu super certo!
A gente fez um convênio com a Secretaria de Educação. Pegamos a metodologia dos grupos reflexivos, adaptamos a essa realidade da praia. Então, os grupos acontecem logo que as meninas saem do mar (elas têm aulas de natação e stand up paddle). A gente se reúne numa canga, sob um guarda-sol, elas lancham e começamos a roda de conversa. O acordo de convivência foi feito no início, levantamento temático e estamos seguindo os passos da metodologia dos grupos. A transformação é bem visível, como elas se relacionam entre si e dividem suas histórias de vida… Elas estão se desenvolvendo muito bem, tanto dentro da água quanto na escola.
O retorno das famílias, a quem eu também dou um certo acompanhamento e acolhimento, é maravilhoso.
Como você tem aplicado os aprendizados do curso no projeto?
No processo de seleção das meninas, junto ao pedagogo e também gestor do projeto Rian Maia, priorizamos adolescentes com histórico de violência familiar. Isso já foi um olhar cuidadoso que tivemos na seleção, para que a gente pudesse realmente transformar a vida dessas adolescentes, que tem questões muito concretas para lidar. Elas já têm mostrado uma mudança de atitude perante a família e na escola, nas questões de violência.
Eu tento fazer um trabalho também para que elas reflitam sobre as reações delas a isso, como elas podem se unir, se proteger, se acolher. É muito importante essa troca de experiência entre elas também. É muito rico e elas têm se apoiado demais. É muito bonito de ver.
Como as pessoas podem ajudar na continuidade do projeto? Quais são as principais necessidades atuais?
Então, agora o que a gente precisa é de divulgação, que as pessoas conheçam o projeto. Estamos nos inscrevendo nas leis de incentivo ao esporte, em editais, buscando patrocínio e também aceitamos patrocínio.
O importante é fazer barulho para que muitas pessoas compartilhem o vídeo do projeto, conheçam o trabalho, para que a gente consiga dar continuidade e pagar os profissionais que estão se dedicando muito e estão bastante envolvidos no projeto.
Além da contribuição para o projeto, que outras contribuições o curso GRG trouxe para o seu dia a dia profissional e pessoal? A metodologia dos grupos reflexivos de gênero realmente foi muito transformadora na minha vida. A própria simplicidade do acordo de convivência e como isso pode ser transformador nas relações, nos espaços compartilhados é incrível. À partir daí e com a formação em terapia de família, meu olhar simplesmente se ampliou.
A minha forma de me comunicar, de conseguir não ficar emitindo a minha opinião sobre as as coisas, mas levar à reflexão, buscar o não julgamento e, o tempo todo, tentar refletir sobre existências que são diferentes de outras possibilidades é, realmente, muito rico e transformador.
Você recomendaria o curso GRG para outras pessoas? Para quem e por quê?
Recomendaria para pessoas que gostam de trabalhar com grupos, psicólogos e educadores. Essa minha experiência no projeto em parceria com o Rian, pedagogo, é muito interessante! Ver como ele está se apropriando da metodologia e como isso pode funcionar também na educação, na área da justiça, em ambientes corporativos, nas escolas… Pode se adaptar a qualquer espaço, em qualquer grupo que se proponha a refletir e compartilhar.
Se interessou pela metodologia dos Grupos Reflexivos de Gênero? Mande um e-mail para saber mais sobre o curso oferecido pelo Instituto Noos e as próximas turmas: secretaria@noos.org.br
Usamos cookies no nosso website para lhe proporcionar uma boa experiência de navegação. Ao clicar no botão 'Aceitar' ou ao continuar utilizando o nosso website, você aceita a nossa politica de proteção de dados.
Usamos cookies no nosso website para lhe proporcionar uma boa experiência de navegação. Ao clicar no botão 'Aceitar' ou ao continuar utilizando o nosso website, você aceita a nossa politica de proteção de dados.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duration
Description
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
2 years
This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_gtag_UA_121985114_1
1 minute
This cookie is set by Google and is used to distinguish users.
_gid
1 day
This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
CONSENT
16 years 5 months 19 days 7 hours 29 minutes
These cookies are set via embedded youtube-videos. They register anonymous statistical data on for example how many times the video is displayed and what settings are used for playback.No sensitive data is collected unless you log in to your google account, in that case your choices are linked with your account, for example if you click “like” on a video.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Cookie
Duration
Description
IDE
1 year 24 days
Used by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
test_cookie
15 minutes
This cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
This cookie is set by Youtube. Used to track the information of the embedded YouTube videos on a website.
YSC
session
This cookies is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos.