Diretoria

Helena Maffei Cruz

hmcruz@noos.org.br

Socióloga e psicóloga, com formação em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae e em terapia familiar pelo Instituto de Terapia de Família do Rio de Janeiro. Mestre em psicologia clínica pela PUC-SP, é terapeuta de adultos, crianças, famílias e casais.

Foi sócia fundadora, docente e supervisora do Instituto FAMILIAE (1991-2015) e sócia fundadora da Associação Paulista de Terapia Familiar – APTF (1993), da qual foi secretária da diretoria (1996-1997) e vice presidente (2000-2001).

Coordenadora do grupo de participantes de São Paulo do programa Triângulo Austral para a América Latina patrocinado pela Universidade de Tromso, Noruega, sob a direção de Tom Andersen (2004-2007).

Editora associada da revista Nova Perspectiva Sistêmica desde 2006, tem também contribuído, como autora e organizadora, em livros, capítulos e outras publicações nacionais e internacionais, com destaque para: Família é Quem Cuida de Mim, livro de sua autoria que traz narrativas de identidade de jovens adultos criados em abrigo (2008); Papai, mamãe, você... E eu? Conversações terapêuticas em famílias com crianças (2000); e Me Aprende? (2012), estes últimos como organizadora.

É diretora do Instituto desde 2015. Associada e Faculty do Taos Institute, Texas, EUA.

Adriana Scoz da Cunha Lima

adrianasclima15@gmail.com

Pedagoga, com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (PUC-SP), Psicopedagoga clínica e institucional formada pelo Instituto Sedes Sapientiae, mediadora transformativa, com formação pela Fundação Getúlio Vargas e Instituto Familiae/Mediativa, além de terapeuta de casal e família formada pelo Instituto Familiae de São Paulo.

É mediadora de conflitos nas áreas familiar, educacional e corporativa, mediadora e conciliadora no CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e mediadora no Ministério Público (mediação de idosos em vulnerabilidade social).

Atende em consultório particular e integra, como associada efetiva, a equipe clínica e do Núcleo de Mediação de Conflitos do Instituto Noos realizando atendimentos a famílias e casais.

Conselho Gestor

Ana Luisa Almeida Prado de Andrade Coutinho

analuisacoutinho27@gmail.com

Ana Luisa Almeida Prado de Andrade Coutinho é Terapeuta de Família e Casal formada pelo Instituto Familiae e Mediadora pelo Instituto Familiae/Mediativa.
Possui certificação em Práticas Restaurativas, implementação de Círculos Restaurativos e facilitação de Reuniões Restaurativas pelo Internacional Institute for Restorative Practices, (2012), certificação internacional em Perspectiva e Prática Profissional Generativa pela Fundação INTERFAS, CINDE e TAOS Institute, Diplomado (2017) e certificação como Operador Generativo em “Trabalhando Generativamente com exemplos dos profissionais na prática” pela Fundação INTERFAS (2018).

Atua como mediadora voluntária na Promotoria do Foro Cívil de Santo Amaro, São Paulo, no Projeto de Mediação Para Idosos em situação de risco, desde 2011. Presta consultoria a escolas com ênfase em processos de facilitação de diálogo e círculos restaurativos. Atende em consultório particular como terapeuta de família e casal e mediadora. Sócia titular da Associação Paulista de Terapia Familiar – APTF e integrante, como associada efetiva, da equipe clínica e do Núcleo de Mediação de Conflitos do Instituto Noos.

Flávia Camargo

camargo.flavia@gmail.com

Terapeuta ocupacional formada pelo Centro Universitário São Camilo em 2009. Realizou especialização em Terapia Ocupacional na Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) entre 2010 e 2012. É terapeuta de casal e família. Já atuou na RAPS (Rede de atenção psicossocial) como terapeuta ocupacional em CAPS Adulto e como Coordenadora de SRT (serviço residencial terapêutico). Atua em consultório particular em atendimentos individuais, de casal e família. É associada ao Instituto Noos como parte da equipe do Núcleo de Saúde Mental e também membro do conselho gestor.

Leonora Corsini

corsinileonora@gmail.com

Psicóloga e terapeuta de família, mestre em Psicologia Social (UFRJ) e doutora em Serviço Social (UFRJ).

Concluiu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação IBICT/UFRJ (2012-2016) onde realizou pesquisa sobre a temática da integração e acolhimento a migrantes e refugiados.

Cursou especialização lato sensu para atendimento a famílias de pacientes psiquiátricos no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HC-UERJ) e fez sua formação em Terapia de Família no ITF – Instituto de Terapia de Família do Rio de Janeiro. Atualmente é sócia titular da Associação Paulista de Terapia Familiar – APTF. Além da prática clínica, tem experiência como formadora de terapeutas para o atendimento a famílias e casais e experiência clínica com famílias, casais e na facilitação de conversas em grupo.

Atende em consultório particular e integra, como associada efetiva, a Equipe Clínica do Instituto Noos.

Maitá Figueiredo

maita_figueiredo@yahoo.com.br

Terapeuta de casal e família formada pelo Instituto Sistemas Humanos, com especialização em Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq HCFMUSP). Trabalhou no IPq de 2008 à 2018, onde atuou como assistente social e diretora substituta do Centro de Reabilitação e Hospital Dia, com atividades de cogestão, assistência, supervisão clínica e acadêmica. Tem experiência clínica no contexto da Saúde Mental institucional e em consultório particular.

Atualmente é formanda no Departamento de Psicanálise do Instituto SEDES Sapientiae e integra a equipe clínica e o Conselho Gestor do Instituto Noos.

Equipe de Atendimento a Famílias em Litígio


Equipe Clínica e Mediação

Alexandra da Rosa Moreira

alexandramoreira.psicologa@gmail.com
Psicóloga, psicoterapeuta sistêmica de Casal e de Família e pedagoga, atualmente realiza sua pesquisa de mestrado em Psicologia na Universidade Católica de Lisboa na área das práticas dialógicas. Possui Diplomado Internacional em Práticas Generativas (Fundación Interfas/ TheTaos Institute) e participa de grupos de estudos e supervisões nas abordagens Colaborativas e Dialógicas e, na saúde mental, na proposta do Open Dialogue (Diálogo Aberto), em que é formadora assistente no curso oferecido pela Fundação Romão de Sousa, em Portugal, e no Instituto Noos, no Brasil. 

Integra, como associada efetiva, a equipe clínica do Instituto Noos e o grupo de estudo do Núcleo de Saúde Mental. É membro titular da Associação Brasileira de Terapeutas de Família e da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. É também pós-graduada em Linguagem/Comunicação e Recursos Humanos. 

Anita da C. P. Machado

nini.costa@hotmail.com

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Terapia de Família pelo Instituto de Terapia e Centro de Estudo da Família (INTERCEF-PR) e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP-SP.

Tem atuação como psicóloga clínico-institucional em serviços envolvendo situações sociais críticas, além da clínica particular atendendo adultos, famílias e casal. Trabalha também como consultora em projetos e programas sociais voltados para execução e fortalecimento de políticas públicas nos campos da Assistência Social e Saúde.

Integra, como associada efetiva, a equipe clínica do Instituto Noos em São Paulo.

Cecília Cruz Villares

civillares@gmail.com

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Saúde Mental pela UNIFESP, e Terapeuta de Família pelo Instituto Familiae de São Paulo. Trabalhou no Departamento de Psiquiatria da Unifesp de 1984 a 2017 onde coordenou atividades docentes no Curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental, na Residência Multiprofissional em Saúde Mental e no PROESQ - Programa de Esquizofrenia da UNIFESP. É co-fundadora da ABRE - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia, onde desenvolve ações de acolhimento e apoio, educação e defesa de direitos em saúde mental.

No Instituto Familiae, coordenou o Módulo Família e Transtorno Mental no Curso de Formação de Terapia de Família e Casal, entre 2008 e 2013.

Integra, como associada efetiva, a equipe clínica do Instituto Noos em São Paulo.

Clélia Maria Magalhães Maia

cleliamaia@gmail.com

Psicóloga graduada pela PUC-SP, tem especialização em Psicoterapia Infantil com Oswaldo Di Loretto (GEPPPI – Grupo de Estudos em Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia da Infância) e formação em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. Terapeuta de Família e Casal formada no Familiae -Formação e Pesquisa em Terapia Sistêmica de São Paulo. Realizou cursos de extensão no campo da terapia familiar no Brasil e exterior, com destaque para Extensão em Terapia Familiar com Carlos Sluzki e Marcelo Pakman em Boston, EUA (1991) e no Instituto Interfas de Buenos Aires (1994).

Fundadora do Instituto Familiae de São Paulo, onde foi docente e supervisora clínica até 2012. Sócia titular da Associação Paulista de Terapia Familiar – APTF, onde foi Tesoureira do XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar (2014), membro do Conselho Fiscal (biênio 2014-2016) e suplente da diretoria (2016-2017).

Experiência clínica: psicanalista, psicoterapeuta e supervisora em consultório particular com prática em atendimento clínico a indivíduos, casais e famílias. Supervisora em terapia de casal e família na clínica social do Instituto Noos desde 2016, da qual é integrante como associada efetiva.

Lecticia Rapôso

lecticia@entreseres.com.br

Psicóloga, terapeuta de família e casal, crianças e adolescentes.

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Possui especialização em Terapia de Família pelo ITF-RJ, em Psicoterapia Infanto-Juvenil pelo Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz), e em Mediação de Conflitos pelo Instituto Mediare. Certificada em Práticas Colaborativas Dialógicas pelo em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Interfaci, Houston-Galveston Institute e Taos Institute.

Cursando capacitação em Terapia Comunitária Integrativa pelo Interfaci.

Fez parte da equipe de atendimento à famílias em situação de litígio no Noos RJ de 2007 à 2011.

Desenvolve trabalho de grupo com adolescentes na comunidade de Paraisópolis e facilita rodas de terapia comunitária com crianças no Centro Comunitário Ludovico Pavoni no Real Parque.

É sócia-fundadora da EntreSeres, clínica de psicologia onde faz atendimentos individuais, de famílias e casais, crianças e adolescentes. Também facilita rodas de conversa do Encontro EntreSaberes.

É associada efetiva do Instituto Noos, onde integra a equipe de coordenação de Terapia Comunitária.

Lolo Polati (Rosangela)

lopolati@gmail.com

Especialista em Arte Terapia pelo Sedes Sapienthae e Mestra em Gerontologia pela PUC\SP. Facilitadora em Gestão Social, Coach e Mediadora em Conflitos pelo Trigon-IMO Brasil e Eco Social.
Atua no Núcleo de Mediação do Instituto Noos e na Clínica Social como Terapeuta de família e casal.
Foi Consultoria para o desenvolvimento empresarial, por 14 anos, atuando como Facilitadora de processos, Coach e Mediadora para lideranças de empresas familiares.
Realizou trabalhos com Mediação e CNV em projetos sociais para o Instituto Rubinho Barrichello e projetos sociais com idosos na Associação São Joaquim.

Possui Certificação de Instrutora de Mindfulness pela UNIFESP e em Mindfulness em processos de trauma pelo Instituto Cultivo, México. Possui Certificação Internacional pelo Taos Institute em Praticas Colaborativas e Dialógicas.

Associada na categoria aspirante da Associação Paulista de Terapia de Família-APTF, associado efetivo e membro da equipe clínica e do Núcleo de Mediação de conflitos do Instituto Noos.

Maria Gabriela Mantaut Leifert

mgmleifert@gmail.com

Psicóloga Clínica formada pela PUC-SP, Mestre em Psicologia Social pela USP, Terapeuta de Casal e Família pelo Instituto Sistemas Humanos e Mediadora de Conflitos. Possui Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Interfaci-Houston Galveston Institute do Texas, EUA e Taos Institute, Novo México, EUA (2013) bem como o Diplomado em Perspectiva Prática Profissional Generativa pelo Instituto Interfas, CINDE e Taos Institute (2017).

Realizou estágio no Servizi de Salute Mentale em Trieste, Itália, participando do trabalho idealizado por Franco Basaglia. Terapeuta Intercultural, atende famílias estrangeiras em consultório e desenvolve trabalhos de adaptação intercultural. Participou como membro da diretoria da Associação Paulista de Terapia Familiar – APTF (gestões 2014-2106 e 2016-2018).

Integrante como associada efetiva do Instituto Noos, participa do Núcleo de Mediação de Conflitos na área Familiar.

Maria Isabel Sampaio de Moura Azevedo

belmazevedo@uol.com.br

Advogada formada pela PUC-SP em 1982. Mediadora transformativa, com formação pelo Instituto Familiae (2010). Formação em mediação de acordo com a Resolução 125/10 pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (2013), Mediadora Privada certificada pelo ICFLM (2013) e Mediadora Judicial pelo CNJ (2014).

Atua como advogada na área de família e sucessões. Integrante do Núcleo de Mediação do Instituto Noos desde 2017.

Maria Luiza Bambini Vasconcellos

iza.vasconcellos@uol.com.br

Pedagoga, especialista em Primeira Infância pela PUC-SP, em Princípios de Gestão para Organizações do 3º. Setor pela FGV-SP e em Terapia Familiar e de Casal pelo Sistemas Humanos-SP, exercendo atividades na área de Educação, Projetos Sociais e Clínica, com famílias e casais. É associada do Instituto Noos e integra a Equipe Clínica.

Marta Maria Gonzaga

martamgonzaga@hotmail.com

Pedagoga, mediadora de conflitos pela Escola Superior de Advocacia e pela Instituição Palas Athena, 2012, com especialização em Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos pela Pontifícia Universidade Católica, 2013-2014.
Capacitação em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colabora- tivas, 2018
Terapeuta de Casal e Família pelo Instituto de Terapia Familiar, ITF
Atua como mediadora e terapeuta de casal e família em escritório próprio e como conciliadora voluntária no Centro Judiciário de Solução de Conflitos desde 2012.
Integrante dos núcleos de terapia de família e mediação do Instituto Noos.

Mathilde R. Machado

mathilde.mm72@gmail.com

Pedagoga, graduada pela PUC-SP e terapeuta familiar, formada pelo ITF – Instituto de Terapia de Família e Comunidade de Campinas e pelo Instituto Familiae de São Paulo. Fez também formação para coordenação de Grupos Operativos no Instituto Pichon Rivière.

Terapeuta de família e casal, atende em consultório particular em Campinas e São Paulo, além de ser integrante, como associada efetiva, da Equipe Clínica do Instituto Noos em São Paulo.

Monica Bruna Funaro Mortara

mmortara@me.com

Graduada em Psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas em 1981.
Terapeuta formada pelo Instituto de Terapia Familiar de São Paulo.
Formada no Curso de Mediação Transformativa de Conflitos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo
Trabalha como consultora em projetos de Desenvolvimento Humano em empresas.

Atende adultos, casais e famílias em clínica particular.
Integrante, como associada efetiva, da Equipe Clínica do Instituto Noos em São Paulo.

Roberto Ricardi Costard

beto_costard@hotmail.com

Mediador de Conflitos certificado pelo Instituto Familiae e Terapeuta de Família e Casal formado pelo Instituto Sistemas Humanos.

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Belas Artes, pós-graduado em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT, certificado em Perspectiva e Prática Profissional Generativa pela Fundación Interfas, CINDE e Taos Institute, e em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Interfaci, Houston-Galveston Institute e Taos Institute. Cursando capacitação em Terapia Comunitária Integrativa pelo Interfaci.

Associado ao CRA-SP (Conselho Regional de Administração), à APACP (Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa), à APTF/ABRATEF (Associações Paulista e Brasileira de Terapia Familiar), à ABRATECOM (Associação Brasileira de Terapia Comunitária), e ao Taos Institute (EUA).

Atua em consultório particular como facilitador de processos grupais, além de atender como terapeuta de crianças, jovens e adultos, famílias e casais.

É associado efetivo do Instituto Noos, onde integra a equipe de coordenação do Núcleo de Mediação de Conflitos assim como a equipe de coordenação de Terapia Comunitária.

Vera Lucia Ladeira Colonelli

veracolonelli@yahoo.com.br

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da USP, possui formação em Terapia Familiar pelo ITF de São Paulo e pelo Centro de Orientação e Aconselhamento Família Escola, CEOAFE.

Fez Mestrado stricto sensu em Educação e Saúde na Infância e Adolescência na UNIFESP. É docente e supervisora dos atendimentos clínicos no CEOAFE. Presta consultoria na área educacional, com ênfase no desenvolvimento das práticas dialógicas e colaborativas, em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio.

Atende em consultório particular, adolescentes, famílias e casais. Integra, como associada efetiva, a equipe clínica do Instituto Noos em São Paulo.

De acordo com a mudança no estatuto aprovada na Assembleia geral realizada em 18 de maio de 2018, o Instituto Noos tem quatro categorias de associados: fundadores, efetivos, colaboradores e beneméritos.

Associados Fundadores

André Souza Rego
Carlos Eduardo Zuma
Helena Julia Monte
Jorge Bergallo

Associados Efetivos

Adriana Scoz da Cunha Lima (SP) - adrianasclima15@gmail.com
Adriano Beiras (SC) - adrianobe@gmail.com
Alan Bronz (RJ) - alanbronz@gmail.com
Alexandra da Rosa Moreira (Lisboa) - alexandramoreira.psicologa@gmail.com
Ana Luisa Almeida Prado de Andrade Coutinho (SP) - analuisacoutinho27@gmail.com
Anita da Costa Pereira Machado (SP) - nini.costa@hotmail.com
Berenice Ribeiro (RJ) - berenicepsfcap22@gmail.com
Cecilia Cruz Villares (SP) - civillares@gmail.com
Clélia Maria Magalhães Maia (SP) - cleliamaia@gmail.com
Eloisa Vidal Rosas (RJ) - eloisa.vidal@gmail.com
Gabriella Seixas Morena (Lisboa) - gabriella.psi@gmail.com
Helena Maffei Cruz (SP) - helenamcruz@uol.com.br
Leonora Figueiredo Corsini (SP) - corsinileonora@gmail.com
Lecticia Rapôso (SP) - lecticia@entreseres.com.br
Liliane da Cunha Paula (RJ) - lilianecunhap@gmail.com
Maitá Seixas Figueiredo (SP) - maita_figueiredo@yahoo.com.br
Maria Gabriela Mantaut Leifert (SP) - mgmleifert@gmail.com
Maria Isabel Sampaio de Moura Azevedo (SP) - belmazevedo@uol.com.br
Maria Lucy Rocha Abelin (RJ) - luabelin@hotmail.com
Maria Luiza Bambini Vasconcellos (SP) - iza.vasconcellos@uol.com.br
Maria de Jesus Gonçalves Lopes Silva (RJ) - jesajesus@yahoo.com.br
Marina Sidrim Teixeira (RJ) - marinasidrimteixeira@gmail.com
Marta Maria Gonzaga (SP) - martamgonzaga@hotmail.com
Mathilde P. Ribeiro Machado (SP) - mathildemm72@gmail.com
Monica Mortara (SP) - mmortara@me.com
Regina Peregrino Da Silva Ribeiro (RJ) - reginaperegrino@globo.com
Roberto Ricardi Costard (SP) - beto_costard@hotmail.com
Rosana Lazaro Rapizo (RJ) - rosanarapizo@gmail.com
Rosangela Polati (SP) - lopolati@gmail.com
Vera Lúcia Lima Ladeira Colonelli (SP) - veracolonelli@yahoo.com.br
Virginia Barbosa (RJ) - virginiabarbosa2@gmail.com

Associados Beneméritos

Gladis Brun
Lia Baptista Carvalho
Miguel Roberto Jorge

Associados Colaboradores

Sendo a categoria de entrada para se associar ao Noos, os colaboradores podem se candidatar à categoria Associados Efetivos após o período de um ano de participação nas atividades do Instituto.