Nossos Atendimentos


Dirigidos às famílias, comunidades e outras instituições parceiras, os atendimentos incluem: terapia familiar, mediação de conflitos, terapia comunitária em parceria com o Instituto de Terapia de Família Casal, Comunidade e Indivíduo - INTERFACI, atendimento a famílias em litígio e rodas de conversa temáticas:

Terapia de Família e Casal

Atenção: Neste momento de pandemia, como medida de proteção aos clientes e aos profissionais da equipe, os atendimentos presenciais estão suspensos. Estamos oferecendo atendimento remoto por meio da Plataforma Zoom ou através do WhatsApp tanto para os atendimentos às famílias quanto para a Porta de Entrada (veja a seguir).

Ao longo dos anos a terapia de família vem se constituindo como uma forma de atender que permite aos terapeutas olhar a relação, o processo, o contexto, aspectos fundamentais para poder compreender e ajudar a transformar aquilo que é considerado problemático por quem busca ajuda.
A terapia familiar também pode ser descrita como um espaço para conversas em família. Entendemos que as pessoas que nos procuram ou são encaminhadas para esse tipo de terapia têm uma ou muitas preocupações a respeito de um ou mais membros da família.
Antes de iniciar o processo terapêutico com as famílias, marcamos um encontro coletivo para podermos conhecer as pessoas interessadas no trabalho, nos apresentar e explicar como é o nosso atendimento. Chamamos "Porta de Entrada" este encontro coletivo, do qual participarão pessoas da equipe de terapeutas e pessoas e/ou famílias procurando a terapia.
Após a Porta de Entrada alguém da nossa equipe entrará em contato com cada família para iniciar o processo.
Se você tiver interesse neste tipo de atendimento preencha a ficha de inscrição através do botão abaixo:

INSCRIÇÃO
Se desejar obter mais informações, ligue para nossa secretaria, no número (11) 97488-7412 ou clique no botão abaixo:


QUERO SABER MAIS

Mediação de Conflitos

A mediação é um método consensual de resolução de conflitos, na qual um terceiro imparcial – o mediador - e independente auxilia as pessoas a entenderem seus reais conflitos, buscarem seus interesses, identificarem suas necessidades e valores, por intermédio de um diálogo que resultará na escolha das melhores e mais criativas soluções. A mediação pode não substituir a justiça, mas é sabido que o enorme número de processos que lotam os tribunais faz com que cada um deles se prolongue por anos. A mediação possibilita resolver um conflito em alguns encontros, em um curto espaço de tempo. A mediação atua nas relações de continuidade, ou seja, quando as pessoas se veem com regularidade, como as relações de ex-casal (parentalidade), pais e filhos, irmãos, famílias com idosos e nestas, a complexidade e seus cuidados. Existem vários modelos de mediação e o Instituto Noos atua com a mediação transformativa, que tem como fundamentação a comunicação baseada em potencializar o protagonismo das pessoas envolvidas e o reconhecimento de si e do outro como parte do conflito. Esse modelo de mediação objetiva a transformação da relação entre as pessoas envolvidas no conflito, flexibilizando os posicionamentos adversariais e, o mais importante, as decisões tomadas são de responsabilidade de todas as pessoas envolvidas.

Se você tiver interesse neste tipo de atendimento preencha a ficha de inscrição através do botão abaixo: INSCRIÇÃO


QUERO SABER MAIS

Terapia Comunitária

A Terapia Comunitária Integrativa é um espaço de conversações coletivas que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Propõe-se a valorizar o saber coletivo e o conhecimento das pessoas a serviço da prevenção e da construção de condições de vida mais dignas. Prevenir é, sobretudo, estimular o grupo a usar sua criatividade e construir seu presente e seu futuro a partir de seus próprios recursos.

As rodas de Terapia Comunitária Integrativa na modalidade presencial (em caráter excepcional por conta da pandemia e consequentes normas de isolamento social) estão suspensas até que estejam autorizados encontros em grupo pelos órgãos oficiais.

Sendo assim, estamos realizando as rodas de Terapia Comunitária Integrativa Online pela parceria Noos•Interfaci por meio da plataforma Zoom.

Em caso de dúvida ou dificuldade, entre em contato conosco por 11 97488-7412 (celular/whatsapp) ou secretaria@noos.org.br.


QUERO SABER MAIS

Rodas de Conversas Temáticas

As rodas de conversa temáticas são inspiradas nos processos circulares da Justiça Restaurativa, de onde aproveitamos algumas ferramentas para facilitar conversas em grupo. Trata-se de propostas de conversas sobre temas variados, que podem ser trazidos tanto pelos clientes na Porta de Entrada ou participantes de outras atividades do Instituto, como também sugeridos pela própria equipe clínica. Alguns exemplos: rodas de conversa com adolescentes sobre bullying e violência; rodas com pais de crianças pequenas (de 0 a 6 anos); rodas com casais separados com filhos; rodas com familiares de pessoas portadoras de transtorno mental etc..


QUERO SABER MAIS

Atendimento a Famílias em Litígio

Nas situações de litígio entre ex-casais, a comunicação frequentemente encontra-se interrompida ou fortemente prejudicada, trazendo dor e desgaste a todos os envolvidos, especialmente aos “frutos” desse relacionamento. Espiral de insultos, agressões, construção de dossiês negativos contra o outro genitor, perícias, busca e apreensão dos filhos muitas vezes tornam-se presentes na vida dessas famílias.
O atendimento a famílias em litígio visa, então, liberar essas crianças e adolescentes da tensão a que ficam expostos quando o diálogo entre os pais não acontece. Muitas vezes acabam sendo alvo de disputas, vivendo dilemas de lealdade ou sentindo-se como moedas de negociação. Quanto maior a cristalização das posições adversariais entre os pais, mais comprometidos ficam.
Aliando terapia de família com recursos da mediação, esse trabalho propõe um espaço onde os adultos de referência possam expressar suas mágoas, repassando o passado e o presente, discriminando o sistema conjugal do parental e, a partir daí, consigam resgatar e/ou ampliar seus recursos de comunicação. Enquanto a terapia amplia as possibilidades de tempo para que o fenômeno litigioso possa ser tratado em sua complexidade, reunir ferramentas da caixa de mediação pode auxiliar os pais a realizarem negociações e instrumentaliza os profissionais a não acirrar o conflito através do balanceamento de informações e oportunidades para as duas partes.
Oferecemos atendimentos online, nas quartas-feiras à noite. Se você tiver interesse nesse tipo de abordagem, preencha a ficha de inscrição, clicando no botão abaixo e aguarde ser contactado

Se você tiver interesse neste tipo de atendimento preencha a ficha de inscrição através do botão abaixo:

INSCRIÇÃO

Se desejar obter mais informações, ligue para nossa secretaria, no número (11) 97488-7412 ou clique no botão abaixo:

QUERO SABER MAIS
Colabore